
Águas do Alto Minho partilha experiência em eficiência hídrica com professores do Uzbequistão
A Águas do Alto Minho dinamizou um seminário técnico centrado na aplicação dos Sistemas de Informação Geográfica (SIG) à gestão do cadastro e ao projeto de eficiência hídrica que a empresa tem vindo a desenvolver, numa iniciativa do Instituto Politécnico de Viana do Castelo que contou com a presença de 20 professores oriundos do Uzbequistão.
Durante a sessão, organizada no âmbito do projeto europeu GreendDT, financiado pelo programa Erasmus+, a Águas do Alto Minho apresentou os principais indicadores, as infraestruturas e o contexto geográfico da área de atuação. Foram partilhados os resultados desde o ponto de partida, em 2020, até à situação atual, com especial enfoque na redução de perdas e na reabilitação das infraestruturas.
Os participantes tiveram ainda oportunidade de conhecer as medidas em curso, como a instalação de equipamentos de monitorização, a remodelação de redes e a realização de balanços hídricos. “Foi demonstrado de que forma o recurso à tecnologia, em especial aos Sistemas de Informação Geográfica, permite integrar dados, conhecer melhor as redes e sistemas, otimizar a gestão e contribuir para a redução significativa de perdas de água, através da sobreposição de informação e modelação das redes”, explicou a Águas do Alto Minho, notando que “esta partilha de conhecimento reforça a importância da cooperação internacional e da adoção de soluções tecnológicas inovadoras para uma gestão mais sustentável da água”.