
Apoteose ímpar no Festival de Paredes de Coura
Este ano, mais de 120 mil pessoas encheram a vila de Paredes de Coura durante o Vodafone Paredes de Coura. Foram dias marcados pelo espírito bucólico e irreverente que faz do festival um dos mais icónicos e antigos do País.
No anfiteatro natural da música, nomes como Zaho de Sagazan, Lola Young, Vampire Weekend Portugal. The Man e Mk.gee deram corpo a um cartaz fiel à identidade do festival: revelar novos talentos e celebrar artistas consagrados. O Palco BacanaPlay, dedicado às novas gerações, foi responsável por abrir e encerrar a festa diariamente, com actuações enérgicas de Don West, Fat Dog, bar italia e Lambrini Girls, que conquistaram o público. Este sábado é marcado pelo encerramento: AIR, Franz Ferdinand, Sharon Van Etten e Gurriers fazem as honras da casa, para fechar mais uma edição memorável.
O aquecimento para esta edição, começou com o Festival Sobe à Vila – Palco Super Bock entre os dias 10 e 12 de Agosto. Frenéticas actuações que iniciaram no ambiente intimista da Caixa da Música e logo passaram para o centro da vila de Paredes de Coura, em que milhares de pessoas dançaram ao som das actuações de TRAVO, Botafogo e The Ema Thomas.
Na margem do rio Coura, na Praia fluvial do Taboão, a iniciativa Jazz na Relva by Plenotrouxe concertos que antecederam a abertura de portas. Dora Morelenbaum, Caio e Marta Lima, artista natural de Paredes de Coura, foram alguns dos artistas que passaram por este palco e, refrescaram as tardes de campistas e visitantes. Este ano, a rubrica “Sair da Sombra” também regressou ao Palco Jazz na Relva by Pleno com a divulgação ao vivo dos podcasts “Vamos Viajar na Maionese” de Hugo Van Der Ding e Tiago Ribeiro, “Lei da Paridade” de Adriana Cardoso, Maria Castello Branco e Leonor Rosas, “A Leste do Couraíso” de Inês Henriques e Catarina Fernandes e a apresentação do livro “Fora de Horas”: O retrato de uma geração de músicos à rasca de Hugo Geada.
As Vodafone Music Sessions também regressaram, por serem uma das iniciativas mais emblemáticas da Vodafone no festival. Este ano, a Vodafone deu voz a artistas nacionais e internacionais nos três miniconcertos da iniciativa: Cass McCombs, Unsafe Space Garden e Lariad Dj Set proporcionaram momentos de grande intimidade com o público do festival em ambientes inusitados. O Parque das Portas do Corno de Bico, a Capela de São Francisco e Senhora da Peneda e as margens do Rio Coura, na Praia fluvial do Taboão, foram, respetivamente, os locais escolhidos para estes concertos. Esta iniciativa proporciona uma maior cumplicidade entre os artistas e o público e permite, ao mesmo tempo, divulgar locais de Paredes de Coura, terra cujo quotidiano se confunde com o do festival por estes dias.
Em 2026, o Vodafone Paredes de Coura volta a celebrar a música entre 12 e 15 de Agosto, prometendo um cartaz surpreendente e recheado de boa música.