Sinos vão repenicar de alegria em Duas Igrejas para celebrar canonização de Carlo Acutis

0
42
A paróquia de Duas Igrejas, no arciprestado de Vila Verde, vai celebrar a canonização de Carlo Acutis, marcada para o próximo domingo, com um programa aberto a toda a comunidade, que começa já na sexta-feira, com a realização de uma palestra feita aos mais de cem jovens que vão ser crismados no final de setembro. “Esta palestra, aberta a todos, é um verdadeiro testemunho de fé, uma experiência real, contada na primeira pessoa, pelo catequista Ricardo Eiras”, explica a paróquia que foi das primeiras do mundo a difundir, prestar culto e a expôr publicamente aos fiéis as relíquias sagradas do Beato Carlo Acutis, além de ter sido a primeira paróquia do mundo a instituir a festa ao Carlo Acutis, que este ano será a 12 de outubro (domingo).
No domingo, dia da canonização, será celebrada uma eucaristia solene, presidida pelo arcebispo emérito de Braga, D. Jorge Ortiga, pelo pároco, Padre Manuel e pelo padre José Luís Pereira. “A eucaristia será o momento alto, visto que irá coincidir com a canonização em Roma. No final da eucaristia, os sinos irão repenicar de alegria, pela oficialização da santidade do Carlo Acutis”, sublinha a paróquia. Já no período da tarde, pelas 16 horas, haverá Adoração Eucarística, Recitação do Terço meditado pelos jovens da paróquia e uma breve reflexão sobre o São Carlo Acutis. Os atos religiosos da tarde serão presididos pelo padre Renato Oliveira da Diocese de Viana do Castelo. No final, será dada a bênção com o Santíssimo e benção dos doentes. A igreja estará aberta nesse fim de semana de festa, para quem quiser visitar e venerar o futuro santo da Igreja Católica e tocar na sagrada relíquia.
Até ao dia 6 de setembro, pelas 18:30 horas, decorre a novena ao Beato Carlo Acutis, na igreja paroquial, seguida da eucaristia.
Carlo Acutis é considerado um santo dos nossos dias e do nosso milénio. Será o primeiro santo da era da tecnologia e da informática a ser canonizado. É apelidado como o santo da informática, da internet e dos jovens.
Duas Igrejas consagrou este jovem como patrono da catequese paroquial em outubro de 2021, e todos os jovens e crianças desta paróquia, orgulham-se e exprimem alegria em falar do “seu santo”. Em todas as festas da paróquia, onde quer que saia o andor do Carlo Acutis, os jovens e até menos jovens, vão todos vestidos “à Carlo Acutis”, moda incutida pelos jovens da paróquia, ou seja, o polo vermelho, calça jeans e ténis.
Depois da grande celebração da canonização, a imagem grande do São Carlo Acutis vai em peregrinação, logo no dia 8 (segunda-feira) para o concelho de Barcelos. No dia 8, vai estar nas grandes festas de Nossa Senhora das Necessidades, em Barqueiros, e, depois, no dia 11, vai para Barcelinhos, onde nesse noite sairá em procissão, juntamente com a Nossa Senhora da Franqueira e Nossa Senhora da Aparecida, até Gilmonde. No dia 14 de setembro, sairá em procissão nas festas de Nossa Senhora da Ajuda, na paróquia de Gilmonde. No dia 16, regressa a igreja paroquial de Duas Igrejas.
Local de culto e peregrinação
A igreja paroquial de Duas Igrejas, passou a ser um local de culto e de peregrinação e é nesse templo que dos devotos encontram o conforto e a esperança que procuram. Segundo a paróquia, os fiéis descrevem o local como “mágico”, agradável onde se sente “uma sensação de paz idêntica à de Fátima” e até demonstram algo sobrenatural na igreja como “presença divina do Carlo Acutis nesta igreja”.
“Apesar de haver muitas igrejas onde já se venera o Carlo Acutis, a paróquia de Duas Igrejas foi o berço do culto ao Carlo Acutis em Portugal e é nessa igreja que se sente a verdadeira presença do Carlo Acutis.  Foi nesta igreja que a 18 de junho de 2023 foi entronizada a Sagrada Relíquia de Primeiro Grau, que tinha sido oferecida em dezembro de 2022, pelo trabalho de difusão e divulgação do Carlo Acutis em Portugal e no mundo. Foi a primeira Relíquia do Carlo Acutis exposta publicamente para veneração publica em Portugal e foi esta paróquia que deu grande impulso a que este jovem fosse conhecido e venerado por milhares”, frisou.