
Vila Verde já abriu Feira Quinhentista
Arrancou esta manhã mais uma edição da Feira Quinhentista de Vila Verde dedicada a Sá de Miranda, o ‘Poeta do Neiva’. Alunos e familiares, professores e pessoal não docente da Escola Básica da Ribeira do Neiva juntaram-se para uma jornada lúdica e cultural sobre a literatura e a vida social da época quinhentista.
A presidente da Câmara, Júlia Rodrigues Fernandes, e o vereador da educação, Manuel Lopes, participaram nas atividades, dinamizadas pelo Agrupamento de Escolas de Moure e da Ribeira do Neiva. O programa incluiu uma feira quinhentista, declamações de poesia e música, num ambiente decorado com trajes da época.
O evento prossegue na sede do concelho, até domingo, com dezenas de espetáculos e recriações históricas que marcam um programa intenso de atividades lúdicas e culturais. Ao longo de três dias, centenas de alunos de diferentes níveis de ensino e diversas organizações associativas juntam-se para reeditar a Feira Quinhentista dedicada a Sá de Miranda. No centro de Vila Verde funciona o espaço de exposição e feira em ambiente inspirado na época quinhentista, com a participação de artesãos, mercadores e gastrónomos, trajados e em tendas ou bancas a retratar os usos, costumes e modo de vida daquela época. O Sarau Cultural (com diversos momentos que serão proporcionados pelas escolas do concelho) e o cortejo régio (que tem lugar na tarde do próximo domingo, com desfile de mais de uma centena de figurantes e representações das personalidades reais e do povo da época) serão os pontos altos do programa. Organizado pela Câmara Municipal de Vila Verde, o evento assume-se como uma oportunidade para aprofundar conhecimentos da história do concelho e do país. Tendo como referência as marcas da vivência do poeta na Ribeira do Neiva, a “Feira Quinhentista – Sá de Miranda por Terras de Vila Verde” conta com uma forte participação dos Agrupamentos de Escolas, da Escola Secundária de Vila Verde, da Escola Profissional Amar Terra Verde e da Academia de Música de Vila Verde.