
Serenata da Agonia foi adiada novamente
A VianaFestas decidiu adiar para data a definir a serenata de fogo-de-artifício da Romaria d’Agonia, anteriormente reagendada para quarta-feira face ao prolongamento, pela quarta vez, da situação de alerta devido aos incêndios florestais que estão a fustigar o país.
A decisão de adiamento do lançamento do fogo-de-artifício, na ponte Eiffel e no rio Lima, inicialmente prevista para a noite de domingo, decorre do prolongamento da situação de alerta no país, face aos incêndios que continuam a registar-se em diferentes pontos do país, atualmente em vigor até às 24:00 de terça-feira. “Ou seja, neste momento, estamos a falar em menos de 24 horas desde o final do estado de alerta, tal como está definido hoje, e nada nos garante como irá evoluir. Daí que a decisão mais responsável passa por adiar este momento e anunciar oportunamente como vamos reagendar um evento que é uma marca de Viana do Castelo”, sublinha Manuel Vitorino, presidente da VianaFestas, entidade que organiza as festas de Viana do Castelo, e vereador da Cultura.
“Compreendemos a desilusão que esta decisão possa provocar na nossa população e nos nossos visitantes, mas tomamos a decisão com o sentido de responsabilidade e tendo presente o bem comum, num momento em que a situação afeta milhares de famílias em todo o país, e face ao risco que permanece”, frisa.
“Gostaríamos que a Serenata acontecesse, é algo que nos ultrapassa, mas a situação obriga à responsabilidade de todos, mesmo que aparentemente pensemos que estamos imunes ou não se justifiquem tantos cuidados. Neste momento estamos a estudar uma alternativa e vamos anunciar um programa para a utilização do fogo-de-artifício a anunciar brevemente, é o nosso compromisso”, garantiu.