
Fé e tradição unidas na Senhora da Bonança
Vila Praia de Âncora volta a ser palco de uma das maiores romarias do concelho de Caminha – as Festas em Honra de Nossa Senhora da Bonança, que decorrem de 10 a 14 de setembro. O evento, que atrai todos os anos milhares de visitantes da região, do país e até da vizinha Galiza, combina fé, tradição e animação popular.
“Estamos sempre a contar que Vila Praia de Âncora receba milhares e milhares de pessoas nas festas, o que é bom para a nossa economia local e, claro, para afirmar esta festa como uma das mais importantes do concelho de Caminha. Esta romaria está enraizada não só na freguesia, mas também nos concelhos vizinhos e em Espanha. Por isso, é uma atração turística muito grande”, referiu o presidente da Junta de Freguesia de Vila Praia de Âncora, Carlos Castro.
As cerimónias religiosas são determinantes no sucesso da festa. O autarca destaca “a procissão naval em honra de Nossa Senhora da Ínsua, que tem reunido cada vez mais participantes, assim como a procissão de velas dedicada a Nossa Senhora de Fátima, que também junta milhares de fiéis num ato de fé enorme”. O último dia, domingo, fica marcado pela procissão solene que percorre as ruas da freguesia. “Não temos uma estimativa para o número de visitantes, mas o que posso dizer é que não vamos ter estacionamento para tantos carros”, crê Carlos Castro.
Também a presidente da Comissão de Festas, Maria José Vasconcelos, sublinha outros dos momentos de maior destaque. “Vamos ter a noite dos tapetes, na madrugada de 10 para 11 de setembro, e o cortejo etnográfico, no sábado, com o tema ‘Gentes do Mar'”. A programação inclui ainda quatro noites de arraial em frente ao Forte da Lagarteira, com atuações de Top 5 (quinta-feira), Night Shadow (sexta-feira), Grupo Kapittal (sábado) e Roconorte (domingo).