“Uivo do Ambiente”  nos Jogos do Rio

0
728

O segundo sábado da 23.ª edição dos Joracarsil Jogos do Rio provocou uma enchente de pessoas e diversão no Areal de Barcelinhos. No dia do santo popular que é padroeiro da freguesia, o São João, a iniciativa dos Amigos da Montanha contou com uma ajuda-extra de outro santo, o São Pedro, uma “dupla” que funcionou na perfeição, transformando o espaço no autêntico arraial de diversão. A juntar a este fator esteve, claro, como habitual, a generosidade das muitas empresas e associações que se unem à iniciativa, em prol do Rio Cávado e dos valores ambientais e da ética no Desporto. Tal como das dezenas de voluntários que calcorrearam, horas a fio, todo o espaço, para que nada faltasse aos participantes nas provas ou àqueles que, simplesmente, estenderam as toalhas no areal e aproveitaram a frescura do rio e a beleza incomparável de um dos principais cartões de visita da cidade.  

 

O evento dos Amigos da Montanha, que conta com os apoios institucionais, imprescindíveis, da Câmara Municipal de Barcelos e da Junta de Freguesia de Barcelinhos, contou, no dia 24 de junho, com várias atividades. Desde beach ténis, canoagem, escalada, insufláveis, atelier de olaria com o artesão barcelense, Fernando Pereira. Passando pelas pinturas faciais, que fizeram as delícias dos mais novos… mas também dos graúdos. Houve, ainda, espaço para atividades físicas e desportivas que abanaram os suados corpinhos, com a ajuda da Escola Pé de Dança, a Academia Unlimited Barcelos (taekwondo) e aula de zumba e treino funcional, através do Máximo Gym.  

 

Os Prémios Underground, atribuídos todos os sábados de tarde, ofereceram uma entrada para um adulto e uma criança para o Pena Park (sorteado entre as pessoas que subiram a parede de escalada); Portaventura – Tarragona (sorteado entre os participantes na aula de dança e ginástica) e Zoomarine (vencedor de uma corrida dentro da piscina).

 

A artista barcelense, Maria José Machado, voltou a colaborar com os Jogos do Rio, pelo segundo ano consecutivo, através da criação da peça intitulada “Uivo do Ambiente”, colocada sábado no areal e que foi feita à base de resíduos reciclados, reportando o tem “+ arte/-lixo”. Contempla as montanhas, com o logotipo dos Amigos da Montanha, o lobo.

 

No próximo sábado, a partir das 14h30, haverá beach ténis, canoagem, escalada, insufláveis, pinturas faciais, batismos de jet ski, atelier de Olaria, dança com Nico Dance Studio, e mais uma aula de crosse militar com o Máximo Gym, mantendo-se, também, os Prémios Underground. As pessoas que tiverem o carimbo de presença nos quatro sábados de Jogos do Rio estão elegíveis para o sorteio de uma viagem ao Funchal, a realizar no último dia, 8 de julho.