Pesqueiras do rio Minho com mais cinco dias para compensar pandemia

0
182

As pesqueiras do troço internacional do rio Minho vão poder operar mais cinco dias em 2022 para compensar os prejuízos causados este ano pela paragem daquela atividade ancestral devido à covid-19, anunciou o capitão do porto de Caminha. O capitão Pedro Santos Jorge explicou que “a extensão de cinco dias do período hábil para a pesca das pesqueiras, em vigor em 2022,” é uma das principais alterações introduzidas no documento. Pedro Santos Jorge adiantou que a medida pretende “compensar” os proprietários das pesqueiras, cuja atividade este ano decorreu entre 15 de fevereiro e 15 de maio.

Devido às restrições impostas pelo confinamento decretado pelo Governo em janeiro, os pescadores foram impedidos de exercer aquela atividade e chegaram até, em março, a promover um protesto a exigir ao Governo autorização para retomar a safra.

Além do prolongamento da safra nas pesqueiras, o novo regulamento de pesca para o Troço Internacional do Rio Minho (TIRM), aprovado na 41ª reunião da CPIRM, na quarta-feira em Vila Nova de Cerveira, prevê “a manutenção da pesca profissional do Meixão”. A isto soma-se, “na sequência das medidas de proteção recomendadas pelo Projeto Migra Miño/Minho, a manutenção de um período adicional de defeso de 15 dias para a utilização do tresmalho dirigido à pesca do sável e salmão”.

A “contaminação da água do rio por alguns tipos de plantas aquáticas exóticas-invasoras e a continuidade do cumprimento do procedimento transfronteiriço para o licenciamento de obras e outras intervenções nas margens do rio, que decorre do Tratado Internacional de Limites, celebrado entre Portugal e Espanha a 29 de setembro de 1864, nomeadamente a construção da nova ponte pedonal que ligará Vila Nova de Cerveira a Tomiño”, foram também temas discutidos na reunião.

“Pela sua relevância, foi apresentado um ponto de situação sobre o processo de assinatura dos novos acordos relativos à atividade da pesca e da caça no TIRM, que serão assinados pelos Governos de Portugal e Espanha, para substituir os atuais”, refere ainda uma nota que a CPIRM enviou à imprensa. Na semana passada foi publicado o regulamento que estabelece as regras de renovação das licenças de pesca, sendo que a CPIRM decidiu manter os custos e as regras da concessão das licenças, devido ao impacto causado pela pandemia de covid-19 naquela atividade.