Câmara de Paredes de Coura avisa que queimas só de manhã e após registo

0
170

A Câmara de Paredes de Coura lançou um aviso sobre a realização de queimas de amontoados e sobrantes, agrícolas ou florestais, indicando que só podem ocorrer após registo e apenas de manhã, sempre até às 11 horas. 

“É importante que as queimas de amontoados e sobrantes agrícolas sejam feitas com todos os cuidados. Segundo um relatório do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas de 2019, um terço dos incêndios teve origem em queimas ou queimadas”, recorda Vitor Paulo Pereira, presidente da Câmara de Paredes de Coura, sustentando a importância de “tomar todos os cuidados”. 

À semelhança de anos anteriores, esta medida do Município de Paredes de Coura tem a ver com a proximidade dos meses de verão, cujas temperaturas são mais elevadas, mas também pela redução da humidade e das precipitações. Nesta perspetiva, os cuidados na prevenção de incêndios devem aumentar. 

A Câmara aconselha os munícipes a fazer amontoados de pequena dimensão e quem tiver muitos obrantes deverá queimá-los aos poucos. “Em todas as circunstâncias, tenham sempre um recipiente com água ou uma mangueira ligada. Façam também uma faixa de pelo menos meio metro de largura e molhem-na bem com água. Nunca abandonem a queima e não deixem as borralheiras em combustão e uma vez concluída a queima, não pode haver fumo, pelo que deverão proceder ao seu devido rescaldo”, acrescenta.  

A partir do dia 1 de julho e até 30 de setembro as queimas manter-se-ão proibidas.

 

Foto: Bombeiros Voluntários de Paredes de Coura