Cruz Vermelha torna a “saúde mais próxima” dos vianenses

0
220

A Unidade Móvel de Saúde da Cruz Vermelha já começou a percorrer as freguesias de Viana do Castelo. Inserida no projeto “Saúde mais próxima”, em parceria com a Câmara de Viana do Castelo, esta unidade móvel de saúde passou por Nogueira e  Vilar de Murteda na sua primeira saída. “Este é um projeto que surge da necessidade de ter em todas as freguesias do concelho de Viana do Castelo, um ponto de rastreio e de tratamento que chegue a todos os cidadãos sobretudo aos mais vulneráveis. Esta Unidade Móvel apoiará e desenvolverá também o reforço da Resposta Cruz Vermelha Portuguesa nesta fase de pandemia, aumentando a sua capacidade de testagem, com a criação de Equipas de intervenção para Testes COVID-19”, explicou o Centro Humanitário do Alto Minho da  Cruz Vermelha.

A criação desta unidade móvel já vinha a ser pensada pela Cruz Vermelha há meses. A pandemia veio acelerar a sua criação com o apoio da autarquia. De acordo com a proposta apresentada pelo vereador com o pelouro da promoção da Saúde, Ricardo Rego, “a aquisição da unidade móvel representa um investimento de 15 mil euros, sendo que o apoio para a constituição de uma equipa multidisciplinar implica um investimento de 3.000 por mês”.

“É projeto vinha a ser trabalhado há algum tempo e que agora o município agilizou para no prazo de uma semana uma equipa preparada possa acudir para acudir às populações”, explicou Ricardo Rego.

O vereador adiantou que com este projeto será possível “deslocar, rapidamente, para situações de surto de covid-19 uma unidade preparada para realizar testes rápidos de despiste da doença causada pelo novo coronavírus”.

O autarca acrescentou que além da população, estes testes servirão também para testar rapidamente elementos das forças da proteção civil e segurança.

A unidade móvel “vai abranger áreas como a literacia para a saúde, prestação de cuidados de enfermagem (apoio domiciliário, rastreios, vigilância do estado de saúde físico e psíquico)”.

O apoio ao cuidador, “tendo ainda uma vertente social na qual se implementará uma unidade de voluntariado de proximidade, que visa combater a solidão e o isolamento social de que muitos idosos padecem”, é outra das respostas da unidade móvel.

O projeto “pretende contribuir para a manutenção da autonomia, independência, qualidade de vida e recuperação global das pessoas de idade mais avançada, prioritariamente na sua área de residência, combatendo o isolamento e a exclusão social”.