Viana vai oferecer exemplares da Constituição Portuguesa a alunos do Secundário

0
238

A Câmara de Viana do Castelo vai oferecer exemplares da Constituição da República Portuguesa aos alunos do ensino secundário do concelho. Serão abrangidos cerca de 1800 alunos por esta medida que surgiu após proposta da vereadora da CDU na Câmara de Viana do Castelo, que foi aprovada por unanimidade, durante a reunião desta quarta-feira.

A vereadora Cláudia Marinho apresentou a proposta no âmbito do 45º aniversário da Constituição que se comemora este ano. “Infelizmente o texto magno da vida democrática em Portugal não é lecionado nas escolas públicas. Assim, somos da opinião que é dever do Município de Viana do Castelo carear todos os cidadãos para o combate pela Liberdade e Democracia, sobretudo junto dos mais jovens e em particular numa altura de crescentes populismos e ideologias discriminatórias”, lê-se na proposta da vereadora eleita pela CDU. 

No final da reunião, o presidente da Câmara acrescentou que, além da oferta da Constituição, o Município vai promover uma sessão comemorativa do aniversário da lei fundamental portuguesa. “Pretendemos valorizar os direitos, liberdades e garantias, principalmente neste mundo tão conturbado e com ameaças, como vimos recentemente na Europa e Estados Unidos. Vale bem a pena fazermos esta celebração e darmos a conhecer o Estado de Direito e Democracia”, frisou.