Vianenses participam em espetáculo sobre gaguez no Teatro Sá de Miranda

0
182

O Teatro Sá de Miranda recebe no próximo dia 15 de janeiro, às 21h, o espetáculo sobre gaguez criado por artistas vianenses chamado “Quem fala assim”. Manuel Brásio, compositor, José Silva na percussão, Afonso Barros na cinematografia, Clara Araújo na fotografia e Susana Carreiras no design gráfico são os vianenses que participam neste espetáculo multimédia que explora o potencial sonoro e artístico da gaguez.

Trata-se de uma narrativa sonora aproximada à nova música contemporânea que, sob um olhar satírico, aborda a origem da gaguez, os seus constrangimentos, preconceitos, inibições e mitos.

É um projeto multidisciplinar que une dois compositores, instrumentistas e artistas multimédia, num espetáculo artisticamente experimental que pretende valorizar e saudar a diferença humana, através do conceito da gaguez. O filme, musicado em tempo-real, tem surpreendido o público pela leveza com que aborda um assunto tão sério como a gaguez e os constrangimentos sociais a ela associados, tendo já percorrido salas de espetáculo e festivais em Aveiro, Coimbra, Lisboa, Castelo Branco, Viseu e Seia.

Considerando-se a fala uma expressão musical, com gesto, melodia, ritmo e harmonia própria, e juntando-se o facto de que não há duas gaguezes iguais, cada uma com diferentes tipos de pausas, repetições e interjeições, a paleta artística de possibilidades é imensa. Assim, o resultado sonoro derivado da gaguez é profundamente expressivo e musical.

 

Mais informações: https://interferencia.pt/quemfalaassim/