Navio Gil Eannes chegou a Viana há 23 anos

0
196

A Fundação Gil Eannes, que gere o navio-museu vai assinalar, através de meios digitais, os 23 anos da chegada da embarcação a Viana do Castelo, que se comemoram no próximo domingo.

Em comunicado, a autarquia explicou que serão divulgados, nas redes sociais, “um filme promocional e mensagens alusivas à data“.

O navio Gil Eannes foi construído nos Estaleiros de Viana do Castelo em 1955, tendo como missão apoiar a frota bacalhoeira portuguesa nos mares da Terra Nova e Gronelândia.

Ficou, durante anos, abandonado no cais do porto de Lisboa, até ser vendido a um sucateiro para abate em 1997.

Após ser resgatado da sucata pela autarquia, chegou a Viana do Castelo a 31 de janeiro em 1998, para receber obras de reabilitação, tendo aberto ao público como navio museu nesse ano.

Já foi visitado por mais de um milhão de pessoas e, em 2020, mesmo com a pandemia de covid-19, recebeu 40.427 visitantes.

Durante o último ano, foi alvo de obras de reabilitação de alguns dos seus espaços, e acolheu diversos eventos culturais, como a apresentação de livros e exposições, peças de teatro e declamações, e tornou-se na casa do novo Centro de Imagem, Identidade e Memória de Viana do Castelo.