COVID-19: “Encaro este dia como um sinal de esperança”

0
191

A vacinação contra a Covid-19 na comunidade começou esta quinta-feira no pavilhão municipal da Meadela, em Viana do Castelo. O concelho vianense e o de Arcos de Valdevez são os primeiros a avançar com a vacinação no distrito. Os restantes concelhos esperam arrancar em breve, mediante disponibilidade de vacinas.

Neste primeiro dia de vacinação na comunidade em Viana do Castelo estão previstas serem administradas cerca de 400 vacinas. Durante a manhã estão a ser vacinados os idosos com 80 ou mais anos e durante a tarde as pessoas com mais de 50 anos e doenças associadas e ainda forças de segurança.

Às primeiras horas da manhã, viam-se a chegar vários idosos acompanhados por familiares à porta do pavilhão da Meadela. Lá dentro, apesar de algum tempo de espera típico do primeiro dia, a circulação era feita devagar, com os utentes a serem encaminhados para o local de espera para a toma da vacina. Há oito boxes de vacinação disponível neste pavilhão: quatro para o centro de saúde de Viana do Castelo, duas para o centro de Saúde de Barroselas e as restantes duas para o centro de saúde de Darque. Após a inoculação, os utentes aguardam cerca de cinco minutos perto do profissional de saúde e seguem depois para um espaço mais amplo durante cerca de 20 minutos.

À saída, os idosos com quem o Semanário Alto Minho se cruzou estavam airosos e contentes por terem tomado a vacina. Lá dentro ouviu-se: “Encaro este dia como um sinal de esperança.”

Etiquetascovid 19