Mercadona aposta em embalagem 100% reciclada e deixa de usar 700 toneladas de plástico virgem por ano

A Mercadona introduziu em todas as lojas da cadeia uma nova garrafa feita 100% com plástico reciclado. O objetivo é que a empresa deixe de utilizar 700 toneladas de plástico virgem por ano, contribuindo assim para a economia circular e reduzindo o impacto ambiental. Esta medida faz parte da sua Estratégia 6.25 para a redução do plástico nas suas embalagens e a gestão adequada dos resíduos de plástico que se geram nas lojas. No total, a empresa prevê investir 140 milhões de euros nos próximos quatro anos para concretizar todas as ações que integram esta estratégia.

A nova embalagem é também reciclável contribuindo assim para outro dos compromissos que a Mercadona assumiu com a Estratégia 6.25 de que as suas embalagens possam ser recicladas e ter uma segunda vida. As novas garrafas estão disponíveis em três formatos (1 l, 500 ml e 250 ml) e têm um pictograma que indica o contentor no qual as garrafas devem ser depositadas para reciclagem, neste caso, o amarelo, para embalagens.

De acordo com a cadeia de supermercados, a Estratégia 6.25 tem o triplo objetivo de até 2025 reduzir 25% do plástico, tornar todas as embalagens de plástico recicláveis e reciclar todos os resíduos de plástico gerados nas suas instalações. A estratégia “está a ser implementada através de seis ações que envolvem mudanças em diferentes processos da empresa, desde redesenhar as embalagens do futuro em coordenação com os fornecedores, a adaptação das lojas e logística, a gestão de resíduos, entre outras”, explicou a Mercadona.

Sacos de fécula de batata

Em janeiro foi alcançado o primeiro marco da estratégia: eliminar os sacos de plástico de uso único em todas as secções das suas lojas. Agora, a empresa oferece aos seus “Chefes” sacos compostáveis, feitos de fécula de batata, que devem ser depositados no contentor de lixo orgânico. “O cumprimento desta primeira ação da Estratégia 6.25 representa uma redução de 3.200 toneladas de plástico por ano”, assegura a empresa.

A empresa começou a trabalhar nesta estratégia em 2019, envolvendo todos os seus colaboradores no desafio de “Continuar a Cuidar do Planeta” e tornar os diversos processos da linha de montagem mais sustentáveis. A Mercadona adaptou um total de 72 lojas em Espanha e Portugal ao modelo de Loja 6.25 e espera alargar a toda a cadeia durante este ano.

Estas lojas, onde é possível observar os avanços da Estratégia 6.25, têm como objetivo ouvir a opinião de clientes e colaboradores sobre todas as ações que a empresa está a desenvolver nesta área. Neste período, foram recebidas mais de 5000 opiniões e sugestões, tanto de clientes como de colaboradores, que ajudam a melhorar a aplicação das diferentes ações definidas para reduzir o plástico e promover a economia circular.

“A Mercadona irá disponibilizando mais informação sobre a Estratégia 6.25 na secção “Cuidemos do Planeta” do seu site corporativo, onde, além disso, “O Chefe” poderá também encontrar conteúdos sobre reciclagem, sustentabilidade e o compromisso ambiental da Mercadona”, informou.

Facebook
Follow by Email

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*