Viana oferece cabazes, ilumina igrejas e saboreia uma Páscoa Doce virtual 

0
253

A Câmara de Viana do Castelo e a Associação Empresarial de Viana do Castelo (AEVC) vão oferecer cabazes de Páscoa aos profissionais de saúde, forças de segurança, Proteção Civil, bombeiros, Cruz Vermelha, INEM e profissionais de instituições do concelho que tenham lares de idosos. Este “miminho” faz parte da programação Páscoa Doce que este ano assume um formato virtual por causa das restrições da pandemia. A oferta destes cabazes conta com a colaboração de 10 pastelarias do concelho. 

“O sector da pastelaria nessa altura é muito importante e a Câmara quis agradecer a todas as pessoas e entidades ligadas à Saúde e que têm estado envolvidas no combate à pandemia”, justificou Manuel Cunha Júnior, presidente da AEVC, admitindo que esta também foi uma forma de apoiar o sector da pastelaria que foi afectado pela pandemia. O número de cabazes que será entregue ainda não está fechado e a entrega começará a partir de 31 de março. 

“Toda a decoração foi feita pelos nossos colaboradores municipais”

A decoração da Praça da República e do Largo de S. Domingos deu início à programação que a autarquia pensou para este período festivo. “Toda esta decoração foi feita pelas mãos dos nossos colaboradores da Câmara. Eles pesquisaram, desenharam e conceberam a decoração o que lhe acrescenta valor”, considerou a vereadora Carlota Borges na apresentação da programação Páscoa Doce. 

Uma das novidades deste ano é a iluminação de nove igrejas da cidade, a partir de 29 de março: Senhora d’Agonia, S. Domingos, Sé de Viana, Misericórdia, Caridade, Santa Catarina, Capela das Almas, S. Roque e Santo António – Ordem Terceira. “Estas igrejas vão ter as suas fachadas iluminadas durante toda a semana de Páscoa, com alguma interactividade e mudanças de cor, seguindo a simbologia religiosa”, explicou o presidente da AEVC. 

A vereadora indicou que na segunda-feira, 29 de março, pelas 21h00, através das redes sociais do município será promovida uma visita virtual à exposição “Viana do Castelo – A cidade, Passado e Presente”, nos Antigos Paços do Concelho. Na terça-feira, às 21h00, será apresentada a continuação da mesma exposição, patente no Museu de Artes Decorativas. Já na quarta-feira, dia 31 de março, às 21h00, será promovida a visita virtual à nova exposição “As Profissões do Século Passado”, no Museu do Traje. 

Visita às igrejas e capelas passará a roteiro online

Na Quinta-feira Santa, dia 1 de abril, a partir das 19h00, será promovido um roteiro online por sete Igrejas e Capelas de Viana do Castelo através do Facebook do município.

As igrejas incluídas no roteiro são Igreja de S. Domingos, Capela do Museu de Artes Decorativas, Capela das Malheiras,  Sé Catedral,  Igreja da Misericórdia, Capela da Casa da Carreira (Câmara Municipal) e Capela do Navio-Hospital Gil Eannes.

Na sexta-feira, 2 de abril, as redes sociais municipais vão transmitir um Concerto de Música Clássica, na Igreja de S. Domingos, pela Orquestra do Alto Minho. No sábado, 3 de abril, às 10h00, será apresentado o concerto “Bons Dias Viana” pela ZEPAM – Zé Pedro Associação Musical. No mesmo dia, pelas 21h00, o Facebook da autarquia irá apresentar um vídeo sobre “A arte de fazer Palmitos”. A programação de Páscoa encerra no domingo, 4 de abril, com a mensagem de Páscoa do presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo.