Livro dos 136 anos do Teatro Sá de Miranda conta histórias “desta verdadeira jóia da arquitetura nacional”

0
345

Viana do Castelo celebra hoje os 136 anos de existência do Teatro Municipal Sá de Miranda. Para assinalar a efeméride, a Câmara Municipal lança uma publicação que presta homenagem às histórias e memórias de um dos ex-libris da cidade. O livro “Teatro Municipal Sá de Miranda (1885-2020)”, da autoria de Paula Anjos, que é apresentado hoje, às 18h00, “conta as histórias desta verdadeira jóia da arquitetura nacional”, frisa a autarquia.

Foi mandado edificar pela Companhia Fomentadora Vianense, grupo de personalidades vianenses, constituído em 1874, com o fim de, entre outros, “proceder à edificação de um theatro, que ficará sendo propriedade sua”. Com raiz italiana, o Teatro Sá de Miranda foi projetado por José Geraldo da Silva Sardinha, com plateia em forma de ferradura e três ordens de camarotes, com capacidade de cerca de 400 lugares. O pano de boca foi desenhado por Luigi Manini e pintado por Hercole Labertini, cenógrafos do Teatro S. Carlos, e o teto, com retratos de dramaturgos, foi pintado por João Baptista do Rio. 

Em 1985, ao celebrar-se o seu centenário, este espaço cultural foi adquirido pelo Município de Viana do Castelo, tornando-se então Teatro Municipal Sá de Miranda. Numa primeira fase, a autarquia promoveu obras de beneficiação devido à acentuada degradação em que se encontrava o espaço. Em 2000, ficaram concluídas as obras de requalificação e segurança com substituição integral da caixa de palco e instalação de modernos equipamentos cénicos, que permitem pôr em cena os mais exigentes espetáculos. No logradouro interior desta casa de espetáculos foi construído um moderno café-concerto, para além de salas de ensaios e oficinas de armazéns de material cénico.

Em 2019, o Município concluiu uma outra empreitada de requalificação do Teatro Municipal, num investimento de 150 mil euros que incluiu, no exterior, o tratamento e pintura de todas as fachadas, incluindo caixa de palco; o tratamento e pintura de toda a caixilharia pelo exterior e interior; a substituição de caleiro interior orientado a norte, na cobertura; bem como obras de conservação no interior do segundo piso.

Atualmente, o Teatro Municipal acolhe inúmeras atividades culturais, sendo casa mãe de uma companhia de teatro residente. Dança, ópera, música clássica e contemporânea, teatro, workshops e conferências são algumas das ações que têm permitido ao Teatro Municipal assumir-se como um dos principais espaços culturais da cidade e da região.