Histórias de monçanenses envolvidos na colonização do Brasil reunidas em livro

0
210

A ligação da Casa de Sende, em Monção, à colonização do Brasil vai ser contada no livro “Da Casa de Sende aos Governos do Maranhão, Piauí e Grão-Pará”, da autoria do historiador e investigador Ernesto Português. O livro vai ser apresentado no dia 26 de junho, pelas 17 horas, no Jardim da Casa Museu da Universidade do Minho, em Monção. 

Editada pela Universidade do Minho (Casa Museu de Monção) e Câmara Municipal de Monção, a obra fala de três gerações oriundas da Casa de Sende, em Monção, que, durante século e meio, tiveram um importante papel na colonização do Brasil e na descoberta da Amazónia, Governaram três estados, exploram a fauna e flora (há mapas) e fundaram diversos municípios (como Viana e Monção do Maranhão). Há desenhos, elaborados na altura, efetuados por desenhadores que acompanharem as expedições na Amazónia.

O vasto espólio (escritos e desenhos da altura), com que o autor se documentou para a obra  e que é considerado fundamental para compreender a colonização do Brasil no séc. XVIII, será objeto de um auto de entrega, mediante protocolo com a família, ao Arquivo Municipal de Monção. Este encarregar-se-á do devido tratamento arquivístico e respetiva conservação, sendo depois colocado à disposição da comunidade. São mais de uma centena de quilos de documentos em papel, já com perto de 300 anos.