Escola do Rock com concertos diários e tour ‘Vira Fest’

0
186

Arranca este domingo, 18 de julho, mais uma edição da Escola do Rock de Paredes de Coura, este ano com a particularidade de todas as noites serem preenchidas com concertos no centro da vila com bandas residentes de edições anteriores e deste ano, mas também por esta edição preceder o ‘Vira Fest’, um pequeno tour/festival itinerante que vai percorrer num camião-palco algumas cidades e vilas do Norte de Portugal e Galiza.

“A Escola do Rock é um projeto único onde a educação pela arte, neste caso pela música, assume uma dimensão maravilhosa e cativante. Estamos muito felizes e apenas lamentamos a redução das inscrições, atendendo à situação pandémica que atravessamos”, lamentou Vitor Paulo Pereira, presidente da Câmara de Paredes de Coura e entidade promotora desta iniciativa anual, acreditando no regresso pleno em próximas edições: “pedimos desculpa a todos os jovens que ficaram de fora, porém, brevemente, terão mais oportunidades de participar nesta escola de sonho”, salientou.

Assim, já este domingo na noite de Paredes de Coura ouvir-se-ão pelas 21h00 os The Rebel Spirits, que a par dos Outsiders (tocam a 20 de julho) foram as bandas residentes selecionadas para a edição deste ano da Escola do Rock.

O toque para o arranque da Escola é logo pela manhã do dia seguinte, decorrendo nos moldes habituais nas salas da Caixa da Música, mas com a particularidade de os alunos serem divididos em turnos para cumprir as recomendações de prevenção da pandemia. Assim, até 23 de julho seguir-se-á uma residência intensiva da Escola do Rock, preenchida com ensaios, workshops, sessões de cinema, jam sessions, showcases, demonstrações de instrumentos e concertos.

Escola de sonho

Nestas atividades pretende-se que os alunos possam ir além da destreza musical e desenvolvam outras competências fundamentais enquanto músicos e pessoas, tais como comunicação, autoconfiança, tolerância, trabalho em equipa e autonomia.

Já as duas Bandas Residentes terão à sua disposição espaços exclusivos para ensaio e a tutoria dos formadores desta incubadora de bandas que é a Escola do Rock, culminando com a gravação de um single e a apresentação de alguns concertos em diferentes contextos.

Segue-se o Vira Fest que permitirá à Escola do Rock apresentar-se em algumas cidades portuguesas e galegas, fazendo uso de um camião-palco, com cerca de 19 metros de frente e 13 de altura, com videowall integral.

O Vira Fest é um minifestival itinerante, organizado em parceria com escolas de música locais das cidades e vilas por onde passa, que pretende proporcionar uma experiência única aos alunos da Escola do Rock, dando-lhes a oportunidade de tocarem em contextos diversos. Uma tour em condições inéditas, possibilitando aos alunos tocar em condições singulares e facilitando o acolhimento da Escola por parte dos municípios, uma vez que permite facilmente fazer concertos ao ar livre e em total segurança para o público e para os participantes. Invertemos a lógica dos grandes festivais e damos a oportunidade a jovens que estão a dar os primeiros passos no mundo da música de serem ‘cabeça de cartaz’.