Câmara Municipal firma protocolos para apoiar jovens empreendedores e com talento

A Câmara Municipal de Viana do Castelo e os jovens vencedores, responsáveis pelos nove projetos de talento e empreendedores selecionados, firmaram os protocolos que estabelecem o compromisso de apoio num valor global de 90mil euros.

Os concursos “Viana Jovens Empreendedores” e “Viana Jovens Com Talento” visam apoiar a juventude do concelho e, de acordo com o presidente da Câmara Municipal, José Maria Costa, a juventude “traz um perfume diferente, uma abordagem nova e umas iniciativas inovadoras”.  “Estes concursos trazem uma brisa de frescura repleta de inovação cultural e empreendedorismo”, destacou.

Já a vereadora com o pelouro da Juventude, Carlota Borges, frisou os projetos inovadores que venceram os concursos e a “consciência ambiental” apresentada pelos jovens.

Foram selecionados seis projetos para a iniciativa “Viana Jovens com Talento”, que serão apoiados com 50 mil euros. O primeiro lugar foi atribuído a “Andaime de Maio” (14.535 euros), o segundo a “Arte Urbana, vamos reabilitar Viana!“ (3.100 euros), o terceiro lugar a “Recycled Dot’s” (5 853,58 euros).

A quarta posição foi atribuída a “VIMAGIA – Festival de Magia” (8 497,48 euros), a quinta a “Viagem musical pela história, arquitetura e arte da cidade do Lima” (11 371 euros) e o sexto lugar a “AN-TRE Programa intensivo de dança contemporânea” (6 642,94 euros).

Foram também escolhidos três projetos para a iniciativa “Viana Jovens Empreendedores”, que vão receber um total de 40 mil euros. O primeiro lugar foi atribuído a “Stray Dogs Handmade Surfcrafts” (15 mil euros), o segundo lugar a “SÁMAR, COM ORIGEM NO MAR” (13.650 euros) e o terceiro a “Hachiko” (11.350 euros).