São João d’Arga só com “xiripitis e abraços virtuais”

0
224
A Romaria de São João d’Arga decorre nos dias 28 e 29 de agosto com uma programação reduzida, entristecendo os milhares de romeiros que costumam subir a serra para dar a esmola ao santo e conviver pela noite dentro numa das festas mais castiças do país. A programação, como em 2020, inclui apenas as celebrações religiosas no Mosteiro de São João d’Arga, para evitar aglomerados de pessoas por causa da covid-19.
Nos dois dias, as missas realizam-se às 08h30 e às 11h00, no Mosteiro de São João d’Arga e, de acordo com o pároco Paulo Emanuel, as intenções serão dirigidas às vitimas e aos cuidadores, que estão na linha da frente no combate à covid-19.
Apesar da programação reduzida, que também contempla conteúdos digitais, a expectativa é que alguns romeiros subam até à Serra d’Arga para cumprir a tradição de ir a pé. Mas os aglomerados de romeiros que habitualmente enchem de cor e animação o pequeno recinto não se registarão. Não haverá concertinas, cantigas nem cantares ao desafio, despique de bandas de música ou rusgas. Assim como os abraços e os afamados xiripitis só podem ser “virtuais”.