“É importante o AECT Rio Minho articular candidaturas transfronteiriças”

0
206

O Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECTRio Minho aprovou o Plano de Atividades e Orçamento para 2022, com o investimento global de cerca de 400.000 euros, em parte cofinanciado pelo Programa Interreg.

Na reunião da Assembleia Geral, Rui Teixeira, diretor do AECT Rio Minho, destacou “o papel marcante do agrupamento na mitigação do impacto negativo gerado pela crise pandémica e consequente encerramento das fronteiras”. Por sua vez, Uxío Benítez, vice-diretor do AECT Rio Minho, referiu “a importância em articular candidaturas transfronteiriças ao novo quadro de financiamento do programa Interreg”.

A execução do exercício de 2021 foi novamente marcado pela crise pandémica COVID 19, e consequente novo encerramento das fronteiras entre Portugal e Espanha (entre 31 de janeiro e 1 de maio), o que provocou o cancelamento ou adiamento de algumas ações. Como resultado, o Plano de Atividades e Orçamento para 2022 do AECT Rio Minho, têm como principal prioridade acelerar a conclusão do projeto REDE_Lab_Minho, cofinanciado pelo Programa Interreg V-A, e a implementação do projeto Livhes, cofinanciado pelo Programa Interreg Sudoe.

No âmbito do projeto Rede_Lab_Minho, em 2022, o AECT Rio Minho pretende reforçar o trabalho em rede com as dinâmicas locais de cooperação transfronteiriça, com destaque para o desenvolvimento de processos de construção das “Agendas Urbanas do Rio Minho Transfronteiriço”, e para a criação e dinamização do “Observatório de Dinâmicas Transfronteiriças do Rio Minho Transfronteiriço”. Já no âmbito do projeto Livhes, serão desenvolvidas estratégias de gestão e valorização do Património Cultural Imaterial para o território, designadamente a criação de um espaço-piloto onde se reunirão os exemplos recolhidos de preservação do Património Cultural Imaterial do Rio Minho transfronteiriço.

Ainda no âmbito de projetos cofinanciados pelo Interreg V-A e concluídos em 2021, em parceria com as Eurocidades Cerveira-Tomiño, Tui-Valença e Monção-Salvaterra de Miño, o AECT Rio Minho em 2022 irá promover a entrada em operação e gestão do “Sistema de Bike Sharing do Rio Minho Transfronteiriço – e-bike Rio Minho”, sistema constituído por 46 bicicletas elétricas com GPS incorporado e 9 estações de parqueamento virtual e/ou físico e dar continuidade ao processo de planeamento estratégico “Estratégia Rio Minho 2030”, defendendo a criação de uma Intervenção Territorial Integrada Transfronteiriça – ITI – junto das entidades europeias, nacionais e regionais responsáveis pelo desenho dos programas de apoio à cooperação transfronteiriça para o período 2021-2027; destaque também  para as ações de preservação e valorização do Rio Minho através da manutenção do projeto Visit Rio Minho, designadamente a consolidação da marca Rio Minho e da estruturação da rede de percursos verdes transfronteiriços. As ações de promoção que visem a eliminação de obstáculos à cooperação transfronteiriça serão também prioritárias para o AECT Rio Minho, designadamente ao nível dos transportes, da gestão da rede natura 2000 e da prestação de serviços de saúde.

Constituído em 2018, o AECT Rio Minho tem como sócios a CIM Alto Minho e a Deputación de Pontevedra e abrange 26 concelhos: os 10 municípios que compõe a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho e 16 concelhos galegos da província de Pontevedra, com ligação ao Rio Minho.