Cerveira retoma projecto do Palco das Artes e quer Museu Interativo no antigo edifício dos bombeiros

0
207

A Assembleia Municipal de Vila Nova de Cerveira aprovou por maioria o Plano de Atividades e Orçamento (PAO) para 2022  no valor de 20,8 milhões de euros. O documento tinha sido aprovado por unanimidade em reunião de Câmara. 

Em comunicado, a Câmara presidida pelo socialista Rui Teixeira adiantou que o documento contempla “investimentos considerados estruturais para o progresso do concelho, com especial incidência nas áreas da ação social, educação e cultura, honrando os compromissos e a proximidade subjacente a este novo ciclo de governação autárquica”.

Dando prioridade a “políticas que assegurem a competitividade, a sustentabilidade e as respostas sociais humanizadas”, o presidente da Câmara de Vila Nova de Cerveira, Rui Teixeira, assegura que o documento aprovado visa “privilegiar os valores deste novo executivo e contará com a colaboração de todos os colaboradores da autarquia na sua implementação: democracia local participativa, responsabilidade perante os cidadãos, desenvolvimento económico sustentável, coesão social e justiça distributiva, da humanização e dignificação das condições de vida, da responsabilidade ambiental, da contemporaneidade cultural”. Rui Teixeira assegurou que o Município “não vai perder nenhuma oportunidade no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência”.

Entre as ações com maior destaque previstas para no PAO 2022 consta a criação do Cerveira – ‘Palco das Artes’, obra por cima do Mercado Municipal, abandonada desde 2013, que corresponde a um investimento de 1,3 milhões de euros.

O objetivo do executivo municipal é “dinamizar o equipamento como centro de eventos culturais (música, teatro e cinema), bem como congressos nacionais e internacionais de vária índole”.

O documento prevê ainda o “início do projeto do Museu Interativo, a ser implementado no novo edifício a construir onde se localiza o edifício antigo dos bombeiros, dando nova dimensão ao centro da vila e a toda a área envolvente”.

A realização da XXII Bienal Internacional de Arte de Cerveira, mediante uma aposta decisiva assente na educação, aproximação aos cerveirenses e freguesias e com um caráter mais internacional”, é outra das apostas do plano de atividades.

O documento aprovado “contempla ainda o regresso do ensino superior e da formação profissional vocacionado para áreas que respondam as necessidades das empresas instaladas no concelho, a concretização da primeira fase do 1º Direito – Programa de Apoio ao Acesso à Habitação, programando uma aplicação ainda mais ambiciosa e garantindo melhores condições de habitabilidade às populações”.

A “transferência de verbas para as 11 freguesias e uniões de freguesias do concelho sofre um aumento de 50 mil euros relativamente ao praticado anteriormente, acréscimo que será distribuído como apoio às freguesias consideradas do interior, apresentando-se como incentivo à fixação de população, combatendo o despovoamento, mais visível nas zonas consideradas rurais e que dispõem de uma enorme riqueza ambiental, patrimonial, etnográfica e humana”.

Grandes opções do Plano

As grandes opções do Plano prevêem a requalificação global da Escola EB 2.3 de Vila Nova de Cerveira, num investimento previsto de cerca de 1,8 milhões de euros, parque Empresarial Cerveira Polo V, infraestruturas estimadas em 857 mil euros, investimento previsto de 768 mil euros na rede viária do concelho, aumento da eficiência energética com a substituição de iluminação pública e edifícios públicos, com obras dotadas em 500 mil euros e em cerca de 190 mil euros, respetivamente, valorização da aldeia de Mentrestido, num investimento previsto de cerca de 317 mil euros, criação de Laboratório de Cycling & Walking  no edifício de apoio à Ecopista, investimento previsto de cerca de 304 mil euros, valorização económica, social e turística da praia da Lenta e da sua envolvente, num investimento estimado de 231 mil euros, criar um Centro de Observação e Valorização Ambiental e Sociocultural da Casa da Floresta de Cabaninhas, na freguesia de Covas, obra estimada em 211 mil euros e investimento de 145 mil euros no parque do Castelinho.