“Barco do amor” de Vila Verde chamou a atenção na BTL

0
193

O “barco do amor” – uma canoa pintada com os motivos dos Lenços de Namorados – foi o centro das atenções na Bolsa de Turismo de Lisboa, assinalando a certificação do concelho de Vila Verde como Estação Náutica de Portugal, numa cerimónia pública presidida pela ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa. 

“A certificação e a adesão de Vila Verde à rede de Estações Náuticas de Portugal vêm consolidar a aposta estratégica na valorização do património riquíssimo do concelho como motor de desenvolvimento sustentável e com um impacto determinante para a qualidade de vida do nosso território”, sustentou a presidente da Câmara Municipal, Júlia Rodrigues Fernandes. 

O exemplo de Vila Verde, pelo trabalho continuado e integrado de potenciação dos recursos endógenos associados às tradições e marcas da identidade cultural do concelho, foi reconhecido pela ministra Ana Abrunhosa, salientando as mais-valias que diferenciam e reforçam a capacitação dos territórios, designadamente ao nível da economia e de forma particular no turismo. 

A governante apontou também como referência a canoa pintada especialmente para o evento com os motivos dos Lenços de Namorados e que resultou de um desafio lançado à autarca Júlia Fernandes pelo dirigente da Fórum Oceano, António José Correia. O chamado “barco do amor”, pintado à mão pelas artesãs Fátima Mendes e Lucília Dantas, foi transportado pelo campeão mundial de maratona em canoagem, José Ramalho, e pelo presidente do Clube Náutico de Prado, Horácio Lima. 

 

Recursos hídricos 

Numa jornada que contou ainda com a presença das bordadeiras da Aliança Artesanal e ações de promoção no espaço Amar o Minho dinamizado pela CIM Cávado – inserido na área do Turismo Porto e Norte de Portugal –, Júlia Rodrigues Fernandes salientou o trabalho que tem sido efetuado na área do turismo de natureza, sempre com a tónica na sustentabilidade. 

Nesse âmbito, a autarca destacou a atenção para a valorização o património natural do concelho e os recursos associados à água, como os rios Cávado, Homem e Neiva e as margens, as diversas ribeiras, praias fluviais e a paisagem envolvente. 

Acompanhada pelo vice-presidente Manuel Lopes, a presidente do Município de Vila Verde deu ainda conta do plano de investimentos e construção de um leque de infraestruturas e equipamentos, como a Ecovia do Cávado e do Homem, a Rede Municipal de Trilhos, o futuro Parque da Vila, a Praia do Faial e áreas de lazer fluviais, entre outros. 

Júlia Fernandes assumiu que a adesão de Vila Verde à rede de Estações Náuticas visa também reforçar o trabalho de qualificação e diversificação da oferta turística e da atratividade do território, de forma a contribuir igualmente para a melhoria da qualidade de vida das populações locais. 

Nesse âmbito, a autarca destacou a importância do trabalho em rede, com o envolvimento de diferentes parceiros e agentes de desenvolvimento, das empresas às instituições, associações e autarquias locais, fazendo uma referência especial ao Clube Náutico de Prado.