Guimarães acordou com dezenas de bombeiros na rua

0
224

A cidade de Guimarães acordou com dezenas de imagens gigantes dos Bombeiros Voluntários de Guimarães nas ruas e montras dos estabelecimentos comerciais. A iniciativa original e criativa foi pensada especialmente para assinalar a data oficial comemorativa dos 145 anos da corporação. As fotografias de grande formato, colocadas na decoração de ruas e montras, mas também nos dois grandes espaços comerciais do GuimarãeShopping e Espaço Guimarães, são da autoria dos fotógrafos vimaranenses Jaime Machado, Paulo Pacheco, Francisco Mendes e Luís Sousa, a quem a direção da Associação Humanitária desafiou para retratar o tema das comemorações: “145 Anos de Amor e Serviço a Guimarães”.

A partir daquele mote para as comemorações dos 145 anos dos Bombeiros Voluntários de Guimarães, os quatro fotógrafos produziram um conjunto global de 45 imagens que retratam atuais e antigos comandantes com a família, bombeiros junto de monumentos e de figuras públicas reconhecidas da cidade, como por exemplo o Tio Júlio, a D. Graciete, a D. Augusta dos Caquinhos ou o Barbeiro Fadista, entre muitos outros. De igual modo, foram retratadas figuras internas do quartel que não são conhecidas do público, mas que são fundamentais para a vida e o dia-a-dia da instituição, como a telefonista, a secretária ou a senhora da limpeza.

A mega exposição vai manter-se visível ao público ao longo de duas semanas, numa iniciativa que conta também com a colaboração da Câmara Municipal de Guimarães, Associação do Comércio Tradicional de Guimarães, Associação Vimaranense de Hotelaria e administrações do Espaço Guimarães e GuimarãeShopping.

 “Desejamos com esta iniciativa fazer pulsar intensamente os Bombeiros Voluntários de Guimarães no coração de todos os vimaranenses, mas dando também pleno sentido ao lema que escolhemos para comemorar os nossos 145 anos de vida. Este “amor e serviço a Guimarães” é muito visível e expressivo em cada uma das centenas de imagens que colocamos na rua, mostrando que todos os nossos bombeiros e bombeiras são pessoas reais, com amigos e família como todos, mas incansáveis e profissionais em todas as suas ações em prol da segurança e do socorro às pessoas e à cidade que servem e amam”, justifica e valoriza João Pedro Castro, presidente da direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Guimarães. O dirigente agradece também publicamente a “extraordinária generosidade e contributo de todos os fotógrafos envolvidos”, bem como a “pronta e calorosa recetividade de todo o comércio” à iniciativa, além do “generoso apoio da Câmara Municipal de Guimarães e dos fornecedores”. 

O programa comemorativo dos 145 anos, que vai estender-se até final do corrente ano de 2022, incluiu no dia 20 de março, a cerimónia solene de aniversário com hastear de bandeira, formatura e desfile apeado e motorizado, Missa Solene e uma homenagem aos bombeiros e tributo aos fundadores da instituição junto ao Monumento ao Bombeiro.