Alunos da ARTEAM tocam peças vencedoras do Prémio Nacional de Composição 

0
606

A peça “Os Segredos da Noite Escura” de Inês Freitas, interpretado por quatro clarinetistas da Escola Profissional Artística do Alto Minho (ARTEAM), venceu o 14º Prémio Nacional de Composição século XXI, na categoria composição para música de câmara. Além do prémio entregue pelo júri do concurso, no auditório professor Lima de Carvalho, em Viana do Castelo, a compositora venceu também o prémio atribuído por votação do público.

“Este é um concurso nacional destinado a alunos do ensino secundário de música. O objectivo é envolver os alunos a criar música, mas também a desenvolver esta relação interprete/aluno com os estudantes da Escola Profissional e Academia e o que vimos aqui foi o resultado final disso mesmo”, explicou José Tiago Batista, professor e organizador do prémio, nos últimos sete anos. “Todos são vencedores, porque o mais importante é o lado pedagógico, a comunicação e o gosto pela criação musical”, salientou o professor, que se prepara para deixar a escola, iniciando um novo projecto noutras paragens. “Saio daqui com uma sensação agridoce, porque esta escola é maravilhosa e ímpar no panorama nacional”, reconheceu.

O concurso teve mais três obras assinadas por Pedro Branco, Júlio Souza e Dinis Marques, que obtiveram menções honrosas. A interpretação das peças pertenceu aos alunos da ARTEAM. 

ARTEAM é Milage School

A ARTEAM foi distinguida com o selo Milage Aprender + pelo trabalho que a professora de matemática Júlia Castro e os alunos do terceiro ciclo da escola têm feito na utilização da aplicação Milage Aprender+. A ARTEAM aceitou o desafio e adotou esta ferramenta educativa que envolve os alunos na aprendizagem da matemática, num ambiente de saudável competitividade, com características de gamificação. Com este selo, atribuído pela Universidade do Algarve, entidade coordenadora do projecto, a ARTEAM passa a ser uma Milage School.