Porta do Mezio leva programa de educação ambiental às escolas de Arcos de Valdevez 

0
194

A Associação Regional de Desenvolvimento do Alto Lima dotou a Porta do Mezio com um programa de educação ambiental que está a ser desenvolvido junto da comunidade educativa. O programa “#Mezio – Programa de Educação Ambiental Integrado da Porta do Mezio” teve um investimento global de 201.956,46 euros, com um financiamento do POSEUR – Programa Operacional da Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos no valor de 191.006,87 euros, correspondente a 94,5% do investimento. 

Esta candidatura iniciou com a criação do design de identidade visual aplicado a todos os elementos e ações do projeto, tendo sido concebidos e impressos diversos elementos promocionais, tais como uma brochura, um poster e um vídeo direcionadas à comunidade escolar.

Foi, ainda, criada uma exposição itinerante que permitiu divulgar e promover este projeto durante a sua implementação, a qual está, atualmente, patente ao público na Porta do Mezio.

O projeto foi desenvolvido junto de um conjunto de escolas, abrangendo alunos desde o ensino pré-escolar até ao 3.º ciclo de escolaridade, nomeadamente junto do Jardim de infância de Soajo, do Jardim de infância de Sabadim, do Jardim de infância de Távora, do Jardim de infância de Giela, do Jardim de infância de Vila Fonche, do Jardim de infância de Paçô, do Jardim de infância de Guilhadeses, do Jardim de infância da Santa Casa da Misericórdia, do Jardim de infância do Centro Social e Paroquial de Arcos de Valdevez, do Jardim de infância da Associação de Juventude de Vila Fonche, da Escola Básica da Eira do Penedo – Soajo, da Escola Básica Dr. Manuel da Costa Brandão-Sabadim, da Escola Básica Padre Himalaya – Távora, da Escola Básica Prof. António de Melo Machado – Arcos de Valdevez e da Escola EB 2,3 de Arcos de Valdevez. Foram realizadas 128 atividades em sala de aula, com 1962 alunos envolvidos e 114 atividades na Porta do Mezio, com 2215 alunos envolvidos.

Como material de apoio a estas atividades foram elaborados 4 cadernos de atividades, um por cada um dos ciclos escolares (pré-escolar, 1º ciclo, 2º ciclo e 3º ciclo) e um manual de atividades.

Foi, ainda, elaborado um livro pedagógico com conteúdos em realidade aumentada, o qual foi entregue a todos os alunos participantes, como elemento pedagógico de sensibilização e informação sobre a biodiversidade.