Nadadora da Escola Desportiva de Viana sagrou-se campeã nacional de 50 metros bruços

0
248

A nadadora da Escola Desportiva de Viana, Ana Pinho Rodrigues, sagrou-se Campeã Nacional 50 metros bruços. A atleta, que é a capitã da equipa da Seleção Nacional feminina de natação, terminou a sua participação nos Campeonatos Nacionais de Piscina Longa ainda com uma medalha de bronze nos 50 metros mariposa. Com esta vitória, a nadadora de 27 anos garantiu os mínimos para os Europeus de Roma e bateu o recorde nacional absoluto dos 50 metros bruços por duas vezes, ao repetir na final dos campeonatos nacionais em piscina longa o que já fizera nas eliminatórias.

Devido à sua excelente prestação, a nadadora foi recebida nos Paços do Concelho pelo presidente da Câmara e vereador do Desporto de Viana do Castelo.

No âmbito dos protocolos de colaboração desportiva com atletas, a Câmara Municipal de Viana do Castelo deliberou, no âmbito do Programa Olímpico, a renovação de uma verba anual de 7.500 euros, a ser atribuída à atleta Ana Pinho Rodrigues. 

Nesse âmbito, no global, o Município aprovou diversos apoios, no valor de 59.740 euros, para o desenvolvimento desportivo de atletas do concelho. No âmbito do Programa Esperanças Desportivas, foram aprovados apoios a dois atletas do Clube de Atletismo Olímpico Vianense: Marta Araújo Lisboeta (renovação), com 2.750 euros, e Ricardo Pedro (renovação), também com 2.750 euros.

Na Alta Competição, através da Federação Portuguesa de Bilhar, foram atribuídos apoios a Henrique Correia, no valor de 6.780 euros, e a Maria Vânia Franco, no valor de 5.460 euros. Através do Surf Clube de Viana, foi ainda atribuído um apoio de 7.500 euros (renovação e aumento) à campeã mundial de surf adaptado, Marta Jordão Paço.

No Programa Olímpico, o município atribuiu ainda apoio a Miguel Ribeiro, do Clube de Atletismo Olímpico Vianense, com 4.000 euros; Beatriz Gago, Clube de Vela de Viana do Castelo, com 6.500 euros; e Iuri Leitão, pela Federação Portuguesa de Ciclismo, com 7.500 euros. Foi ainda definido um patrocínio de 4.500 euros aos atletas Hélio Gomes e Cláudia Ferreira, do programa olímpico.