Monção glorificou Senhora da Rosa

0
224

Monção celebrou a Senhora da Rosa com ruas coloridas, momentos religiosos e milhares de visitantes. 

No domingo, o centro histórico de Monção “acordou” as ruas enfeitadas e sorriso no rosto das pessoas. Depois da Procissão de Velas, no sábado, moradores e associações locais trabalharam durante a noite e o resultado traduziu-se em diversas obras florais que, merecidamente, arrancaram comentários elogiosos dos munícipes e visitantes.

Sem o embelezamento do Largo de Camões e da Rua 1º de Dezembro, devido a obras particulares em curso, a Rua da Glória, engalanada a preceito, com o sino da Igreja Matriz a vislumbrar-se ao fundo, constituiu uma novidade na festividade deste ano, chamando a atenção de quem passava.

Rua estreita com carisma próprio, onde as varandas estão debruçadas sobre o solo, parecendo contar-lhe algo profundo e secreto, mostrou-se esplendorosa e rejuvenescida aos olhos de um público entusiasmado e interessado. Ao final da tarde, testemunhou o andar compassado e vagaroso das pessoas, sinal da passagem da Procissão Solene em direção à Igreja Matriz.

Neste dia, as ruas do centro histórico, aromáticas e floridas, cativaram a curiosidade e mexeram com o coração de todos. Decoradas com pétalas, funcho, borras de café e serrim de várias cores, traziam impressas algumas mensagens. A mais forte é amor ao próximo, esperança no futuro e paz na Ucrânia.

Mesmo em tempo de festa, com as ruas a “respirar” felicidade, a solidariedade está sempre presente na alma dos monçanenses. Neste caso, com a expetativa que a beleza floral dispersa pelas ruas possa, de alguma forma, atenuar a mágoa e a angústia de quem sofre, trazendo-lhes um pouco de alegria e conforto interior.

Promovida por uma comissão de jovens, com apoio da paróquia local e da autarquia monçanense, a Festa da Nossa Senhora da Rosa, retomada este fim de semana após dois anos de interrupção, constitui um ponto de atração turística do concelho de Monção, tendo sido, mais uma vez, visitada por milhares de pessoas do Norte de Portugal e da Galiza.