Amares distingue investigadora da obra de Francisco Sá de Miranda

0
245

A Câmara de Amares atribuiu a medalha de mérito cientifico grau ouro a Márcia Arruda Franco, professora da Universidade de S. Paulo que elaborou um estudo sobre o poeta Francisco Sá de Miranda que morreu em Amares. A cerimónia decorreu na Casa da Tapada, onde o escritor morou. “É uma honra receber esta distinção e fico sem palavras”, reagiu a investigadora e professora de Literatura Portuguesa na Universidade de São Paulo. Autora da obra “Sá de Miranda Poeta do Século de Ouro”, Márcia Arruda Franco considerou “inteligente” o trabalho de divulgação da obra do poeta do Neiva junto de jovens estudantes de Amares. “Sá de Miranda é o ideal para se aprender gramática. Tem uma expressão concisa, usa linguagem que é decifrada pelos estudantes”, afirmou.

O presidente da Câmara Municipal de Amares, Manuel Moreira, destacou o “trabalho desenvolvido para a evidência e atualidade do poeta Sá de Miranda no mundo” e felicitou o percurso trilhado pela investigadora e por todos aqueles que mantêm viva a obra e vida deste “grande poeta”, destacando o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelo Centro de Estudos Mirandinos.

Para Sérgio Guimarães de Sousa, diretor deste Centro, a investigadora é uma das pessoas que “mais estuda e conhece Sá de Miranda”. “Márcia Arruda Franco tem feito um trabalho notável na valorização e estudo do poeta e, por esse motivo, esse mérito lhe foi reconhecido”, frisou.