Vila Verde é “Amiga das Crianças”

0
314

Vila Verde foi considerada “Cidade Amiga das Crianças” pela UNICEF, passando a integrar o programa que preconiza a adoção de uma política coordenada para a infância e adolescência, que potencie a articulação entre todos os setores municipais e o estabelecimento de parcerias com instituições da comunidade que promovam o bem-estar de todos os cidadãos, em particular das crianças.

Para a presidente da Câmara, esta distinção “é reconhecimento e o corolário de um trabalho que a autarquia quer sempre intensificar e aprofundar, porque cuidar das crianças e dos mais jovens é assegurar o melhor futuro do concelho”. Com este reconhecimento, o Município aderiu ao Programa Cidades Amigas das Crianças, comprometendo-se “a constituir um mecanismo de coordenação responsável por delinear, acompanhar e avaliar a implementação do programa em Vila Verde”.

A autarca Júlia Fernandes reitera que “o desenvolvimento da criança, o apoio à juventude e o acesso de todos a novas oportunidades e a desafios aliciantes, sem perder de vista uma ótica de interação geracional, são prioritários num concelho nitidamente com os olhos postos num futuro de progresso e bem-estar generalizado”. Defendendo a aposta em projetos como o ‘Vamos apostar na Infância’ e o ‘Balcão da Inclusão’, a presidente da Câmara reafirma a “firme convicção de que o papel dos jovens, e tudo aquilo que eles podem dar, é de vital importância para que o concelho aproveite as oportunidades e supere os exigentes desafios que existem pela frente”.