Passagem pedonal desnivelada sobre Linha do Minho é “mais valia” na requalificação da Quinta da Bouça em Darque

0
211

A empreitada de requalificação do espaço público da Quinta da Bouça – Nascente, na freguesia de Darque, arrancará até final do ano, num investimento de 1,582 milhões de euros. A estimativa é do presidente da Câmara de Viana do Castelo que apontou como a “mais-valia da operação a construção de uma passagem pedonal desnivelada sobre a linha do Minho”.

O autarca frisou que a passagem pedonal desnivelada irá “garantir segurança à população no atravessamento da ligação ferroviária, entre a Quinta da Bouça, o cemitério e o campo de futebol do Darquense”.

A empreitada, cujo relatório final do concurso público foi aprovado na terça-feira, por unanimidade, em reunião do executivo municipal, tem um prazo de execução de 240 dias.

A obra integra a requalificação na Quinta da Bouça, que representa um investimento global superior a 2,4 milhões de euros e que acontece no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU), tendo sido dividida em três fases – Quinta da Bouça, Quinta da Bouça Nascente, Quinta da Bouça Poente.

A empreitada “está a qualificar esta zona de habitação multifamiliar com execução de ciclovias, vias pedonais e ajardinamento junto à Estrada Nacional (EN) 13”.

Com requalificação, “pretende-se criar uma zona de habitação multifamiliar ajustada aos novos imperativos de ordenamento do território e de qualificação ambiental”.

A “intervenção prevê a substituição dos materiais ou recuperação dos existentes nos arruamentos e a criação e reorganização de bolsas de estacionamento, de forma a introduzir melhorias significativas na acessibilidade e mobilidade, promovendo conjuntamente a circulação pedonal e ciclovia nestes espaços”.

A câmara municipal está a investir, no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU), 20 milhões de euros em 30 diferentes projetos, cuja intervenção é focada nas Áreas de Reabilitação Urbana (ARU). O PEDU, financiado por fundos do programa Portugal 2020, visa a qualificação do sistema urbano, nos planos da mobilidade sustentável, regeneração urbana e ação integrada para as comunidades desfavorecidas.