Campeonato de futebol infantil de Esposende mobilizou mais de 500 atletas

0
258

O Estádio da União Desportiva de Vila Chã foi o palco da final do Campeonato Concelhio de Futebol Infantil, na qual se sagraram vencedores o Clube de Futebol de Fão e o Futebol Clube de Marinhas.

A competição, organizada pelo Município de Esposende, envolveu aproximadamente 600 atletas, dos 4 aos 12 anos de idade, nos escalões de Petizes, Traquinas, Benjamins e Infantis, num total de 39 equipas, em representação de nove clubes: Antas Futebol Clube, Grupo Desportivo de Apúlia, Clube de Futebol de Fão, Forjães Sport Club, Desportivo Recreativo Estrelas Faro, Gandra Futebol Clube, Associação Desportiva de Esposende, Futebol Clube de Marinhas e União Desportiva de Vila Chã.

No escalão Traquinas, o CF Fão A foi o vencedor, na segunda posição classificou-se o GD Apúlia e, em terceiro, o FC Marinhas A. Seguem-se na classificação o CF Fão B, o Gandra FC, o Forjães SC A, o AD Esposende, o Forjães SC B, o FC Marinhas B e o Antas FC.

O FC Marinhas A conquistou o primeiro lugar do escalão Benjamins, tendo sido acompanhado no pódio pelo CF Fão A (segundo classificado) e pelo Gandra FC (terceiro lugar). Do quarto ao décimo lugar as equipas classificam-se da seguinte forma: CF Fão B, FC Marinhas B, GD Apúlia, Forjães SC, DR Estrelas do Faro, Antas FC e UD Vila Chã.

Quanto ao escalão Infantis, o vencedor foi o CF Fão A, seguido da AD Esposende e do GD Apúlia. Seguem-se na classificação o CF Fão B, o Gandra FC, o FC Marinhas A, o FC Marinhas B, a UD Vila Chã e o Forjães SC.

No que se refere ao escalão Petizes, o Campeonato Concelhio não tem caráter competitivo, pelo que não há classificações.

A cerimónia de entrega dos prémios contou com a presença dos vereadores Guilherme Emílio e Sérgio Mano.

O Campeonato Concelhio de Futebol Infantil é homologado pela Federação Portuguesa de Futebol e Associação de Futebol de Braga e enquadra-se no Plano Estratégico de Desenvolvimento Desportivo de Esposende (PEDDE), estando também alinhado com as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.

Esta competição é relevante para o aumento do número de praticantes nos escalões mais baixos de formação, como comprova o número de atletas e equipas participantes nos campeonatos federados da Associação de Futebol de Braga, sendo de realçar também os excelentes resultados alcançados. Neste contexto, o Município de Esposende tem vindo a garantir o apoio ao nível da formação aos clubes e associações desportivas do concelho, através da assinatura de contratos programa de desenvolvimento desportivo.