Bombeiros de Ponte da Barca recebem novos equipamentos

0
165

Os 38 operacionais que integram o corpo ativo dos Bombeiros de Ponte da Barca vão receber, esta sexta-feira, novos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) de intervenção urbana, comprados com os 52 mil euros angariados numa campanha iniciada em janeiro.

“Os objetivos da campanha de angariação de fundos foram superados graças à generosidade das pessoas, empresas, autarquias e instituições. Inicialmente prevíamos comprar apenas as calças e os casacos dos EPI, mas conseguimos dinheiro para comprar o equipamento completo. Tudo novo para todos os elementos da corporação”, disse Válter São Martinho.

A campanha “Unidos Pelas Fardas” foi iniciada em janeiro, por um grupo de bombeiros da corporação, e conseguiu juntar mais de 52 mil euros. “Os novos EPI custaram 45 mil euros, mais IVA. O dinheiro que restou vai ser aplicado na compra de Desfibrilhadores Automáticos Externos (DAE) para dotar as três ambulâncias de socorro da corporação. Pretendemos ainda adquirir uma câmara térmica e material de desencarceramento. São equipamentos de intervenção em incêndios urbanos e industriais e acidentes rodoviários que passam a ser património da associação humanitária dos Bombeiros de Ponte da Barca”, explicou Válter São Martinho, vincando que estes equipamentos “podem fazer a diferença no socorro à população e melhorar a eficácia das missões dos operacionais”. “Temos um quartel novo, que entrou em funcionamento no final de 2021. Vamos tendo viaturas, mas os fatos que temos para prestar socorro à população não garante a nossa segurança. Com esta campanha, que foi muito bem recebida pelo comando e pela direção da associação humanitária, conseguimos cumprir a missão de equipar todos os bombeiros com fardamento novo”, sustentou.