Filme “Havemos de ir a Viana” premiado na Turquia

0
218

O filme “Havemos de ir a Viana” foi premiado da sétima edição do International Tourism Film Fest, que decorreu na cidade de Gaziantep, na Turquia, que recebeu mais de 370 filmes de 48 países.

Os 16 jurados internacionais atribuíram ao filme do realizador de Viana do Castelo Flávio Cruz o Prémio Prata (‘Silver Award’) na categoria de Filmes de Cidades (‘City Films’). “Foi arrepiante ver um trabalho feito em Viana e por artistas vianenses ser reconhecido internacionalmente, num evento tão importante para os cineastas”, declarou o realizador.

O vídeo da canção “Havemos de ir a Viana” de Alain Oulman, com letra de Pedro Homem de Melo e cantado por Amália Rodrigues, foi lançado na Romaria d’Agonia em 2020, marcada pelas restrições da pandemia de covid-19, e reuniu contributos de 48 artistas e músicos locais, das mais variadas áreas musicais.

O filme foi produzido, produzido pela Comissão de Festas da Romaria d’Agonia para “relembrar a alegria vivida durante a Romaria da Senhora d’Agonia e mostrar a vontade dos vianenses de voltar a vivê-la em plenitude”. No dia da estreia, o trabalho de Flávio Cruz foi visto 500 vezes por minuto e ultrapassou um milhão de visualizações nas três plataformas das redes sociais, nos cinco dias da festa.