Fórum Sanitop desafiou profissionais a “agarrar” a transformação digital

0
350

A importância da tecnologia e da transformação digital no sector dos sistemas sanitários e climatização foi um dos assuntos mais relevantes debatidos durante a edição deste ano do Fórum Sanitop, que reuniu, na Exposalão, Batalha, 1500 profissionais, entre fabricantes e parceiros clientes, interessados em conhecer últimas novidades e debater a sustentabilidade, transição energética e a digitalização.

O evento anual, que nesta edição deste ano contou com a presença de mais de 70 expositores, nacionais e estrangeiros, que apresentaram as mais recentes soluções e novidades neste sector, tanto nos segmentos da climatização e ar condicionado, material elétrico e sistemas sanitários, ficou também marcado pela realização de várias palestras e sessões temáticas em que o grande enfoque foi a sustentabilidade, transição energética e a digitalização.

A palestra de Miguel Muñoz Duarte, professor de empreendedorismo na Universidade Nova SBE, sobre a Inteligência Artificial, foi um dos pontos altos do Fórum Sanitop. O docente alertou os profissionais para a importância da aposta tecnológica. “A tecnologia está a mudar o mundo e já está cá em Portugal. Está nas nossas mãos fazer esta mudança”, apelou Miguel Muñoz Duarte. Numa apresentação interativa e com um discurso emotivo, Miguel Muñoz Duarte admitiu, no entanto, que a transformação digital não é fácil para as pequenas e médias empresas. “Não é fácil, não é rápida e não é barata. As empresas continuam a utilizar muito papel, muito Excel, com pouca eficiência. Contudo, o futuro das PME’s passa pelas nossas mãos, pela tecnologia”, reforçou, apontando como solução a utilização do sistema No Code, um dos modelos simplificados da Inteligência Artificial. “É um sistema intuitivo, que coloca nas mãos de quem o utiliza as soluções. É mais rápido de aprender e permite conjugar várias plataformas, para gerir obras e clientes e páginas de vendas automáticas”, explicou. 

No Fórum Sanitop 2023 estiveram presentes vários fabricantes de marcas nacionais e internacionais de referência neste setor, em diferentes áreas de produto como sistemas de instalação, climatização, energias renováveis e ventilação, sanitários, piscinas e tratamento de águas, indústria, entre outros.

O evento contou também com a presença de algumas marcas que foram novidade para os clientes da Sanitop, em áreas dedicadas ao fotovoltaico, piscinas e uma área específica para o material elétrico, uma aposta feita este ano e que vai ser reforçada no futuro.

“Este ano tivemos muitas novidades dos nossos parceiros, a serem apresentadas durante o evento, quer nos seus stands, quer em sessões de apresentação, que tiveram uma grande preocupação e enfoque na eficiência energética e hídrica, cada vez mais importantes para os nossos clientes”, referiu o director geral da Sanitop, Johan Stevens, acrescentando que a empresa “procurou desde sempre parcerias com marcas que apresentam soluções inovadoras, tecnológicas e sustentáveis, que permitam proporcionar uma gama cada vez mais alargada de soluções e o Fórum Sanitop é o momento certo para as destacar.

30 anos: do primeiro colaborador ao Fórum Sanitop

Reconhecido pelos profissionais do sector como um evento de referência, que permite estabelecer a ponte entre clientes, fabricantes e parceiros, para além da sua equipa de colaboradores, o Fórum Sanitop teve um motivo acrescido de interesse com a comemoração das três décadas de atividade do grupo, que deu o mote ao tema “30 anos, juntos, por um futuro melhor”. 

“Em 30 anos são muitos os momentos que nos marcaram. Obviamente, para mim e para a minha mulher Elisa, que criou comigo a Sanitop, contratar o primeiro colaborador e talvez a abertura da primeira loja são dois marcos que nunca esqueceremos. Depois, alargar a empresa a Lisboa (e mais tarde a todo o país) foi outro marco que se seguiu de um caminho muito enriquecedor. Mais tarde, diria que a formação a clientes, que permitiu a criação da Academia Sanitop, é outro dos marcos que nos orgulha. Não menos importante foi a criação do Fórum Sanitop, que se realiza desde 2006, e ao longo dos anos tem sido uma oportunidade para partilhar ideias inovadoras, junto também dos profissionais de instalação e de projeto”, reflectiu Johan Stevens.