Cartões bancários do Crédito Agrícola transformados em mobiliário urbano

0
130
No âmbito do Plano de Transição Net Zero do Crédito Agrícola e do compromisso assumido de reforçar o seu contributo para uma economia inclusiva, resiliente e de baixo carbono, o Banco adere ao Merece, o Movimento Empresarial para a Reciclagem de Cartões com Componentes Electrónicos promovido pela Contisystems.
 
O Merece visa dar uma nova vida aos cartões bancários inutilizados, minimizando o impacto climático e ecológico da produção de novos cartões. Nesse âmbito possui três linhas de actuação principais: assegurar a correcta reciclagem de cartões bancários inutilizados; encaminhar os resíduos dos cartões para incorporar o fabrico de mobiliário urbano; e a plantação e manutenção, por cinco anos, de árvores para neutralizar a pegada de carbono associada à produção dos cartões.
 
Com esta iniciativa, o Grupo Crédito Agrícola prevê contribuir anualmente para a recolha e correcta reciclagem de 2.640 Kg de resíduos de cartões bancários, que serão utilizados para fabricar mobiliário urbano. Conta também contribuir para a plantação e respectiva manutenção de 2.640 árvores, o equivalente a uma área de 2,5 campos de futebol, com potencial de sequestrar 13.200 Kg de carbono por cada ano de parceria.
 
Assim, a adesão a este Movimento terá um impacto a prazo relevante na fomentação de hábitos de sustentabilidade ecológicos, com destaque para a importância da reciclagem e reutilização de materiais na redução das emissões de gases de efeito estufa e na conservação de recursos naturais.
 
O Crédito Agrícola, único banco cooperativo português, tem como missão contribuir para o progresso socioeconómico das comunidades locais, praticando uma banca de proximidade com propósito e sustentável.