Alunos de Arcos de Valdevez abraçaram a biodiversidade em Sistelo

0
186

O Município de Arcos de Valdevez, em parceria com a Junta de freguesia de Sistelo, o Agrupamento de Escolas de Valdevez e o seu Programa Eco-Escolas e a Águas do Norte, promoveu ao longo do mês de Junho ações de sensibilização ambiental para mais de 2000 alunos do concelho.

Os mais novos puderam visitar o Centro Interpretativo da Paisagem Cultural de Sistelo para participarem nas ações de sensibilização ambiental sobre a biodiversidade na paisagem cultural da freguesia e a geodiversidade vs biodiversidade.

Ao longo dos vários dias de atividades foi possível participarem em diversas ações que passaram pela visita ao Centro Interpretativo onde, através dos recursos multimédia, se foram identificando e interpretando um conjunto diverso de valores naturais e culturais, com destaque para a paisagem dos socalcos de Sistelo e a biodiversidade do Rio Vez e a geodiversidade.

A visita foi complementada com a realização de trilhos interpretativos ao longo da ecovia do Vez, onde estão inseridos os passadiços de Sistelo e o das Lagoas do Vez.

Foram também realizadas ações de sensibilização ambiental promovidas pelo parceiro Águas do Norte, através da visualização de um filme temático e jogos de chão, mais vocacionados para o público escolar mais infantil.

No final, todos se concentraram no Largo de Sistelo e, inspirados na vista aérea da aldeia de Sistelo, “abraçada” por socalcos, foi organizado o “abraço” à biodiversidade de Arcos de Valdevez.