Há muitos “Ronaldos” no Alto Minho

0
243
Rui Conde, comandante da PSP em Viana do Castelo, reconheceu recentemente que o estacionamento abusivo e proibido na cidade é um dos problemas em que a PSP é mais visada nas críticas. No entanto, de certa forma sacudiu a água do capote falando num “problema muito maior”: a “falta de civismo, educação e respeito pelas regras e pelos outros dos cidadãos vianenses e de quem frequenta a cidade de Viana”. “Se andarmos só a fiscalizar estacionamentos, não conseguimos fazer mais nada”, reforçou o comandante. 
A resposta ao comandante surgiu na Assembleia da União das freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior e Monserrate) e Meadela. O socialista José Viana referiu-se ao problema do estacionamento abusivo como “um caso de polícia”. “A polícia é que tem de agir. Não é a Junta de Freguesia, nem a Câmara Municipal que têm de fazer cumprir as regras de trânsito”, atirou. 
Este assunto também teve eco na última Reunião de Câmara de Viana. Eduardo Teixeira, vereador do PSD, voltou a trazer à baila o tema dos velocípedes e das bicicletas. Eduardo Teixeira alega ser “legal o circular de bicicletas e trotinetes nos sítios pedonais”. Em Viana do Castelo, é o caso do Centro Histórico que se torna ilegal. Luís Nobre, presidente da Câmara de Viana do Castelo, ironizou com as críticas do social democrata. “Eu vejo-o tão preocupado com as bicicletas, mas não faz nenhum comentário à utilização abusiva de tantos automobilistas, diariamente, no centro histórico. É uma coisa curiosa”, gracejou. 
Pois bem, na Reunião de Câmara não houve uma atribuição de culpas na questão do estacionamento abusivo, contrariamente ao que sucedeu na Assembleia da União de freguesias e também na entrevista concedida pelo comandante Rui Conde, que de certo modo até assumiu a culpa da polícia, mas tentou aliviar essa mesma culpa atirando a responsabilidade para a falta de civismo dos cidadãos. 
O problema do estacionamento abusivo não é exclusivo do Alto Minho, quando até figuras públicas como Cristiano Ronaldo dão o mau exemplo…