Antiga Escola Primária de Riba de Âncora vai finalmente transformar-se em centro de dia 

0
179

A antiga escola primária de Riba de Âncora, em Caminha, vai ser transformada num centro de dia e serviço de apoio domiciliário. Depois de várias vicissitudes, a obra de adaptação do imóvel, que foi cedido gratuitamente pela Câmara Municipal através de contrato comodato, por 50 anos, para instalação do equipamento social, começou formalmente e deverá prolongar-se por cerca de seis meses.

A intervenção na antiga escola primária de Riba de Âncora vem fortalecer a oferta social do concelho e junta-se a um investimento global vultoso, já em curso nesta área. De acordo com presidente da Câmara de Caminha, até ao final do ano, “pelo menos seis instituições do concelho deverão alavancar conjuntamente um investimento superior a cinco milhões de euros nas áreas das residências para idosos, apoio domiciliário, centro de dia e também apoio à deficiência”. 

A empresa responsável pela empreitada é a Baltor que, entre outras, foi também responsável pelas obras de modernização e requalificação da Escola Secundária de Caminha e agora do novo estabelecimento de ensino de Vila Praia de Âncora.         

O presidente da Câmara de Caminha destacou o papel do Centro Paroquial e Social Santa Maria Riba de Âncora, pela persistência e pela capacidade de trabalho, e enalteceu o papel do padre Manuel Joaquim,  para “tornar o sonho realidade”. Miguel Alves elogiou também o trabalho comunitário que continua a ser desenvolvido pelo vice-presidente do Centro, Flamiano Martins, frisando que “nunca desistiu nem deixou de servir o outro, mesmo após deixar a vida autárquica”. 

Coube a Flamiano Martins, logo no início da sessão, recordar todo o percurso atribulado do projeto que agora avança definitivamente e da melhor maneira na antiga escola primária de Riba de Âncora. A escola foi construída em 1982 e fechou em 2014. Em 2015, como contou o responsável, numa visita dos presidentes da Câmara e da Junta de Freguesia, foi traçado o objetivo de aproveitar a estrutura para terceira idade e o contrato de comodato através do qual a Câmara cedeu o edifício permitiu avançar. O projeto entretanto elaborado era demasiado dispendioso, o que, aliado a circunstâncias várias, o inviabilizou. O atual aproveita ao máximo a estrutura existente e já começou a ser agora executado. 

Miguel Alves elogiou também o presidente da Junta de Freguesia de Riba de Âncora, Paulo Alvarenga, considerando-o “trabalhador, insistente e incansável junto da Câmara”. Importante também, lembrou, foi o contributo do Conselho Diretivo dos Baldios de Riba de Âncora, sempre envolvido e impulsionador dos projetos que beneficiam a comunidade, que apoia o projeto financeiramente. 

A obra atual é assinada pelo arquiteto Pita Guerreiro que, como referiu Miguel Alves, foi capaz de encontrar uma solução para a adaptação do edifício, consentânea com aquilo que é a disponibilidade financeira.