Centro de Meios Aéreos de Arcos de Valdevez vai ter hangar

0
232

A construção de um hangar no Centro de Meios Aéreos de Arcos de Valdevez foi lançada a concurso público, pelo valor base de 599,573.23 euros.

Segundo o anúncio publicado em Diário da República, a construção do hangar, para apoio ao heliporto situado no centro de meios aéreos na freguesia de Tabaçô, no concelho de Arcos de Valdevez, tem um prazo de execução de 180 dias.

O presidente da Câmara de Arcos de Valdevez, João Manuel Esteves, disse que esta obra visa aumentar a operacionalidade em termos de proteção civil.

O centro de meios aéreos de Arcos de Valdevez dispõe, em permanência, de um helicóptero de combate a incêndios florestais nos 10 concelhos do Alto Minho, sendo que já chegou a dispor de dois aparelhos durante 10 anos, até 2020. Quando necessário, o centro de meios aéreos pode servir outras aeronaves mobilizadas para fogos na região.

O edifício construído de raiz em terrenos cedidos pelo conselho de baldios foi inaugurado na década de 90.

Em 2012, sofreu obras de requalificação, no valor de 383.478,52 euros, apoiadas pelo Programa Operacional de Valorização do Território, para edificação de alojamento.