Festa do Teatro animou Barcelos

0
224

 

Terminou no passado sábado o programa “Festa do Teatro”, iniciativa integrada no projeto “Cultura para todos numa cidade educadora inclusiva”, promovido pelo Município e operacionalizado pelo Grupo de Teatro Amador “Os Pioneiros da Ucha”.

Num périplo pelo concelho, a Festa do Teatro levou espetáculos a dez freguesias, tendo terminado em Alheira, onde o Grupo Cénico Lírios do Neiva apresentou a peça “O Senhor Abade Novo”, e na freguesia de Oliveira, onde os espectadores puderam assistir à encenação “Tire Dali a Menina”, pelo grupo “Os Pioneiros da Ucha. 

Muito antes, no início de outubro, já a Macieira de Rates tinha ido A Capoeira apresentar a peça “A Ceia dos Cardeais” e, em Areias de Vilar, tinha subido ao palco a peça “Tudo para Enterros”, encenada pelo TPC – Teatro Popular de Carapeços.  

No segundo sábado do mês, a Festa do Teatro viajou até Manhente para a Associação Amigos do Pato encenar “Quem Conta um Conto, Aumenta um Ponto” e, no mesmo dia, a Via 3 – Companhia de Teatro ter apresentado “A Lenda das Cruzes”.

A meio de outubro, foi a vez de Perelhal acolher o Teatro de Balugas com a peça “Os Raposos”, e Mariz poder assistir ao “Saque”, apresentado pelo D’Improviso – Companhia de Teatro.

Entretanto, no dia 22, Vila Cova e Alvito S. Martinho também receberam espetáculos: o Teatro Neiva da Mó fez subir ao palco de Vila Cova a peça “Momentos de Paródia”, enquanto em Alvito S. Martinho a ATEF – Associação Teatro Experimental de Feitos apresentava a “Zaragata na Casa dos Mata”. 

A Festa do Teatro é um projeto que envolve os grupos de teatro amador do concelho de Barcelos na produção e demonstração de espetáculos, sendo os mesmos apresentados em diversas freguesias do território barcelense.

Trata-se de uma ação inserida no Programa “Cultura para todos numa cidade educadora inclusiva”, promovido pelo Município, com particular foco na participação ativa de pessoas com menos facilidade de acesso à cultura e em maior risco de exclusão social.

A Festa do Teatro visa promover espetáculos nas localidades com pouca atividade teatral; dar a conhecer os projetos desenvolvidos no concelho; e promover o teatro amador na região.

As peças são destinadas a públicos de todos as idades, que assim têm a oportunidade de conhecer esta arte e ver o que de melhor se apresenta noutras localidades barcelenses.

Estas ações são dirigidas a grupos excluídos ou socialmente desfavorecidos, permitindo também que pessoas idosas acedam a este tipo de espetáculos. São eventos que favorecem a aquisição de competências básicas, pessoais e sociais. Além disso, aumentam a coesão social e os sentimentos de pertença à comunidade.

O Programa “Cultura para todos numa cidade educadora inclusiva” é promovido pelo Município, e cofinanciado em 334 mil euros pelo Fundo Social Europeu, através do Programa Norte 2020. 

No caso concreto da Festa do Teatro, o projeto é desenvolvido pelo Grupo de Teatro Amador “Os Pioneiros da Ucha”, está inserido ação Espaço Rural, Identidade do Território e Sustentabilidade e tem um financiamento de 9 mil euros, provenientes do Fundo Social Europeu. 

Ao apoiar esta operação, os Fundos Europeus Estruturais de Investimento constituem-se como instrumento fundamental para a promoção da inclusão social, do emprego e da qualidade de vida.