Mais de 10000 pessoas não podiam ter pedido receitas em Santa Marta durante cinco dias

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A rede informática de duas unidades de saúde de Santa Marta de Portuzelo, em Viana do Castelo, voltou a ter internet, acesso interrompido desde sábado devido à trovoada que se fez sentir. A Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) informou que o “problema grave, externo” àqueles serviços de saúde, foi resolvido na quinta-feira.

Anteriormente, após queixas de utentes afetados pela situação, a Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) confirmou, em resposta escrita, a existência de “um problema grave com a unidade de saúde de Santa Marta de Portuzelo”, adiantando “lamentar muito” os “incómodos e inconvenientes que a situação”, entretanto resolvida, causou aos utentes, provocada pela trovoada que afetou a região, no sábado.

“Trata-se de um problema externo ao centro de saúde, tendo de imediato a ULSAM contactado o fornecedor de serviço – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) e Rede Informática da Saúde (RIS), pedindo o máximo de urgência na resolução do problema. Foi ativado o Plano de Contingência”, referia a ULSAM no esclarecimento anterior à reposição da normalidade da rede informática.

A ausência da rede informática impossibilitou a prescrição de receitas médicas, renovação de baixas médicas, entre outros serviços. Segundo a ULSAM, foram afetados pela falta de rede a Unidade de Saúde Familiar (USF) Cuidarte, com 8.553 utentes inscritos e, o polo de Santa Marta da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) com 2.330 utentes inscritos.