Clube põe alunos a “jogar” matemática em Monserrate 

0
251

O Clube de Matemática da Escola Secundária de Monserrate está a promover, em parceria com a biblioteca escolar, workshops sobre jogos matemáticos com alunos dos cursos profissionais de 12º ano como tutores e alunos do 10º ano regular como tutorandos.

As professoras Elisabete Freixo, Isabel Rodrigues e Rosa Cruz são as responsáveis pela criação e dinamização deste clube, que tem como principais objetivos promover o gosto pela Matemática, aprofundar conhecimentos sobre a utilização das calculadoras gráficas, desenvolver o raciocínio lógico e competências digitais, entre outros. 

No clube incrementam-se diversas atividades, tais como workshops sobre jogos matemáticos, utilização da calculadora gráfica, construção de origamis e divulgação da APP Milage Aprender +, cuja embaixadora na Escola Secundária de Monserrate é a professora Elisabete Freixo. “Esta aplicação, usada pelos alunos em ambiente gamificado, estimula a aprendizagem, permite a auto e heteroavaliação, promovendo o trabalho autónomo dos discentes com a utilização do smartphone ou tablet. A mesma aplicação permite ainda o acesso a conteúdos da disciplina de matemática dos vários níveis de ensino, a fichas de exercícios com diferentes níveis de dificuldade (com soluções) e a vídeos explicativos”, explicou a escola.

No ano lectivo anterior, 19 alunos do ensino secundário receberam diplomas por terem ficado no top 10 das pontuações pela resolução de tarefas de Matemática e a professora Elisabete Freixo recebeu quatro selos de reconhecimento pelo trabalho realizado.