Politécnico de Viana reflecte sobre economia circular e bioeconomia

0
428
A Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo recebe no próximo dia 21 de setembro um seminário centrado na economia circular e bioeconomia. A iniciativa junta investigadores, técnicos, especialistas, alunos e decisores para um dia de debate e reflexão sobre a importância de haver uma aposta mais centrada na economia circular e bioeconomia, exigindo ações estruturantes e a mobilização da sociedade. As inscrições já estão a decorrer.
 
E se o desperdício desse frutos? Ou, questionado de outros forma, e se transformássemos os resíduos em recursos? E por que não apostar mais na economia circular e na bioeconomia? São questões que estão na ordem do dia e que serão tema de debate e reflexão no seminário “Sistemas de Dados Espaciais e de Bioeconomia para um Desenvolvimento Regional Inteligente”.
 
A iniciativa decorre no âmbito do projeto IPVC-tech | Tecnologia, Ambiente, Criatividade e Saúde, desenvolvido pelo proMetheus – Unidade de Investigação & Desenvolvimento em Materiais, Energia e Ambiente para a Sustentabilidade dp IPVC. O seminário é organizado em parceria com a Associação Smart Waste Portugal (ASWP).
 
Assente nos conceitos da bioeconomia e da economia circular, este seminário pretende colocar a debate a necessidade de a sociedade fazer uma aposta mais efetiva em diferentes processos produtivos, de forma a reduzir a dependência de matérias-primas e outros produtos importados, internalizando a criação de valor. Desta forma, os resíduos e os subprodutos serão encarados como recursos e o desperdício visto como frutos.
 
Esta abordagem à economia circular requer “ações estruturantes e a mobilização da sociedade como forma de contribuir para o desenvolvimento de modelos de negócio, estratégias colaborativa e produtos e serviços centrados no uso eficiente de recursos, fomentando sinergias e otimizando recursos disponíveis”.
O seminário contará com contributos de investigadores, técnicos, especialistas, alunos e decisores. Na sessão de abertura irão intervir o presidente do Politécnico de Viana do Castelo, Carlos Rodrigues, o presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Vasco Ferraz, o diretor da Unidade de Investigação proMetheus, João Abrantes, e um representante da Associação Smart Waste Portugal.
 
A sessão irá contar com os seguintes painéis: “Dados Espaciais para Análise dos Sistemas a Nível Local e Regional” e “Técnicas, Processos e Tecnologias de Tratamento e Valorização de Subprodutos e Águas Residuais numa Perpetiva de Economia Circular”, durante a manhã do dia 21 de setembro. Já no período da tarde, a temática será a “Apresentação de Casos Práticos de Aplicação da Modelação Espacial na Localização, Dimensionamento e Suporte à Operação de Sistemas (bio)circulares”.
As sessões irão contar com contributos de várias instituições de ensino superior nacionais e internacionais, entre universidades e politécnicos, assim como de várias empresas que desenvolvem a sua atividade no setor da economia circular e também da Águas de Portugal, da CIM do Alto Minho e da Confederação Empresarial do Alto Minho.