“Há cada vez mais gente de fora a prestigiar o Natal em Viana”

0
248

É já no próximo dia 2 de dezembro, às 18 horas, que Viana do Castelo se “ilumina” para a época natalícia, um momento que é já considerado uma referência dentro e fora de portas, nomeadamente na vizinha Galiza e além. “O ano passado, na inauguração da iluminação, tivemos em Viana sete autocarros com turistas da Galiza. Para este ano já temos quatro confirmados de Leão. Há cada vez mais gente de fora a prestigiar o Natal em Viana”, explicou Cunha Junior, presidente da Associação Empresarial de Viana do Castelo, notando que há mais ruas e praças iluminadas, apesar dos encargos financeiros com as ornamentações terem diminuído.

A organização tem também em consideração a crise energética e serão utilizadas lâmpadas LED com uma tecnologia recente, que vão permitir uma poupança de energia na ordem dos 30 por cento. “Mas sem perder o brilho da festa em nada”, garantiu o dirigente. As iluminação é ligada todos os dias às 18 horas, mantendo-se, de segunda a quinta-feira até às 22 horas e ao fim-de-semana até à meia noite, com seis espectáculos multimédia diários. Cunha Junior vincou que a iniciativa traz muitas mais valias para o comércio local. “É uma campanha feita pelo comércio que retorna ao comércio”, salientou, referindo-se ao concurso de montas e o concurso “Viana é Natal”, com a oferta de vouchers a clientes no comércio local, nomedmente nas 120 lojas aderentes. Todos os prémios têm que ser gastos no comércio local. Serão, ainda, disponibilizados, ao comércio local, sacos de pano com a imagem “Viana, Coração do Natal”, convidando à reutilização dos mesmos, numa “opção sustentável e mais amiga do ambiente”.

Luís Nobre, presidente da Câmara Municipal, notou que o investimento de 350 mil euros na programação de Natal, pretende “mobilizar e despertar o interesse dos vianenses na aproximação ao comércio local”, mas também no turismo da Galiza. “É uma estratégia que resultou e que interessa consolidar”, garantiu, frisando que a programação da iniciativa  “Viana coração de Natal” traz algumas novidades, nomeadamente o mercado de natal, que será repartido pela Praça da Liberdade e e Praça da República. “Para criar alguma dinâmica e um movimento circular de visitação em vários pontos da cidade. Queremos dinamizar o centro histórico no seu todo”, frisou.