Cerveira começou a “viagem pelo Natal”

0
244
Vila Nova de Cerveira já abraçou a época natalícia com a inauguração da iluminação de Natal. O Mercado de Natal de Vila Nova de Cerveira vai realizar-se já a partir da próxima quarta-feira, 7 de dezembro. A abertura está agendada para as 17h00. A programação “Cerveira: Viagem pelo Natal”, promovida pela autarquia, pretende dinamizar o comércio, o artesanato e o associativismo local e está a decorrer no centro histórico da vila até 11 de dezembro. 
 
Serão cinco dias repletos de atividades e animação para todas as idades. Com animação itinerante – duendes, artes circenses, circo de natal – e diversos workshops – entre os quais, de cupcakes de natal, presépio artesanal, bolachas de gengibre, decoração de bolo natalício, decoração da mesa de Natal – motivos não vão faltar para o visitar. E, claro, o tão esperado momento da chegada do Pai Natal vai acontecer no dia 8 de dezembro, às 18h00.
 
No dia 9 de dezembro, o Arquivo Municipal vai promover um Atelier de Natal, às 11h30, para o público a partir dos 8 anos. Já no dia 10 de dezembro, o Aquamuseu do rio Minho desafia, os mais novos (entre os 6 e os 10 anos), para um “Natal sem plásticos”. A atividade está agendada para as 10h30. Depois, pelas 11h00, vai ser possível assistir à Hora do Conto, na Biblioteca Municipal. Em destaque vai estar a obra “Stella, rainha da neve”, de Marie-Louise Gay. Da parte da tarde, pelas 16h00, na Loja Interativa de Turismo vai-se realizar uma pintura ao vivo de uma toalha de Natal. Já nos dias 9, 10 e 11 de dezembro, às 15h00, a Fundação Bienal de Arte de Cerveira vai levar a cabo, no Auditório da Biblioteca Municipal, o atelier de Natal “Vamos Agir!”.
 
Durante os dias do Mercado vai poder, ainda, usufruir de uma divertida pista de gelo natural, de passeios de barco no rio Minho e de passeios no Comboio de Natal que vai percorrer as várias estações que o levam às diferentes atrações. A pista de gelo natural, instalada no Centro Coordenador de Transportes, abre ao público já amanhã, 6 de dezembro, às 11h00, e vai permanecer em funcionamento até ao dia 8 de janeiro. Já os passeios no comboio de Natal e os passeios de barco pelo rio Minho podem ser realizados até aos dias 18 e 24 de dezembro, respetivamente.
A programação “Cerveira: Viagem pelo Natal” arrancou no passado sábado, 3 de dezembro, como momento mágico. Centenas de pessoas juntaram-se no Centro Histórico para assistirem ao ligar das luzes de natal, que aconteceu acompanhado por um momento musical que transportou todos para uma verdadeira Viagem pelo Natal: o “Disney in Concert”. Das janelas da emblemática “Casa Verde”, um ícone da Praça da Liberdade, melodias entoadas por mais de 200 músicos invadiram o recinto contagiando todos os presentes.
 
Recorde-se que a programação preparada pela autarquia cerveirense não termina com o Mercado de Natal. Para o fim de semana que antecede o Natal, estão agendados dois momentos musicais: “Rodolfo e as renas do Pai Natal”, que vai ter lugar no sábado, dia 17 de dezembro, às 21h30, no Cineteatro de Cerveira Marreca Gonçalves e o “Concerto de Natal”, pelo Coro Polifónico e pela Pauta de Caprichos, que vai ecoar, no domingo, dia 18 de dezembro, às 16h00, na Igreja Matriz. No domingo será, ainda, possível participar numa aula aberta de hidroginástica (Hidronatal), às 10h00, na Piscina Municipal e assistir ao espetáculo de Patinagem Artística no Gelo pela Revolution Figure Skating Club, às 15h00, no Centro Coordenador de Transportes.