Sopo já pode ligar-se à rede de saneamento

0
337

Está concluída a construção da ETAR de Sopo e respetiva rede de drenagem de águas residuais, um investimento de mais de 697 mil euros, que preconiza soluções adequadas para o tratamento das águas residuais recolhidas na freguesia de Sopo. Os habitantes abrangidos por esta nova rede já podem requerer gratuitamente à Águas do Alto Minho a ligação ao saneamento.

Vila Nova de Cerveira, conta com um novo sistema de recolha e tratamento de águas residuais, avaliado em mais de 697 mil euros, que inclui uma nova Estação de Tratamento de Águas Residuais e 7,2 km de rede de saneamento na freguesia de Sopo.

Este investimento, que disponibiliza o serviço de recolha e tratamento de águas residuais a cerca de 557 habitantes, irá contribuir para a preservação da qualidade da massa de água da Ribeira de Real.

A ETAR de Sopo está dimensionada para uma população de 1125 habitantes no horizonte do projeto, a que corresponde um caudal médio diário de 151m3/dia, precavendo, igualmente, a população flutuante nos meses de maior afluência a esta freguesia.

 

As obras do novo sistema de águas residuais de Sopo foram promovidas pelo Município de Vila Nova de Cerveira, com cofinanciamento do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos (POSEUR), no âmbito do Ciclo Urbano da Água (CUA) – Operações Promovidas por entidades Gestoras Agregadas, por forma a dar cumprimento à Diretiva relativa ao Tratamento de Águas Residuais Urbanas (DARU).

 

A partir deste momento, todos os habitantes de Sopo abrangidos por esta nova rede, podem solicitar gratuitamente à Águas do Alto Minho a respetiva ligação ao saneamento dirigindo-se a uma das lojas de atendimento, através do balcão digital AdAMnet ou do site.