Párocos de Ponte da Barca não querem levar os andores das freguesias na procissão de S. Bartolomeu  

0
808

Os párocos do arciprestado de Ponte da Barca decidiram não integrar os andores com as imagens dos padroeiros ou de outras devoções especialmente enraizadas nas diversas paróquias na procissão em honra de S. Bartolomeu, que decorre na tarde do próximo dia 24 de Agosto, e o presidente da Câmara Municipal até já pediu a intervenção do bispo de Viana do Castelo para resolver o impasse. 

Na mensagem enviada a D. João Lavrador, Augusto Marinho refere que foi com “enorme surpresa e muita tristeza” que a Câmara Municipal tomou conhecimento desta decisão. “Trata-se de uma decisão incompreensível que está a gerar grande estupefação e mal-estar no seio da comunidade, uma vez que trata de uma tradição muito acarinhada, que, no momento mais solene da festa, leva em cortejo pelas ruas da sede do concelho uma lição viva de catequese e de afirmação da identidade e cultura barquenses”, sustentou o edil, pedindo ao líder da diocese de Viana do Castelo que promova, junta dos sacerdotes, as  “diligências que considere adequadas para que esta situação se resolva em tempo oportuno”. “De tal modo que a procissão em honra de São Bartolomeu se possa realizar dentro dos parâmetros habituais”, apelou. 

Anteriormente, a direcção da Associação Concelhia das Festas de São Bartolomeu já tinha esclarecido que, tal como habitualmente, reuniu com os representantes do arciprestado para preparar os actos religiosos, tendo sido informada dessa decisão ainda antes da divulgação do programa. “Nas várias reuniões tidas, a Associação foi informada que, este ano, os temas da procissão seriam as Jornadas Mundiais da Juventude, importante evento mundial, pelo que os figurados seriam, assim, quadros relacionados com a matéria. Foi, ainda, informada que os andores das várias freguesias, este ano, não integrariam a procissão. Logicamente, sendo as Festas do Concelho referentes a todo o território, demonstrámos o nosso desagrado e disso demos conta nas referidas reuniões”, explicou, garantindo que a Associação Concelhia das Festas de São Bartolomeu “tem nas paróquias de Ponte da Barca, nos seus paroquianos e nos seus fiéis o seu mais profundo respeito e admiração”. “Assim, continuará,  indubitavelmente, a colaborar com as paróquias, a nelas apoiar-se como parceiros fulcrais e a respeitar as suas decisões e opções no que à procissão devocional a S. Bartolomeu diz respeito, num sentido de respeito mútuo e do espírito colaborativo que sempre caraterizará a Romaria de S. Bartolomeu”, vincou.