Viana é o 7º município da Região Norte com maior procura turística

0
327

Viana do Castelo registou uma forte recuperação do setor do turismo e superou os resultados da pré-pandemia, em 2019, que era considerado o melhor ano de sempre em termos turísticos. “Para isto contribuiu o trabalho que a Rede Municipal de Turismo tem desenvolvido com os agentes locais que operam no território e que permitiu que Viana do Castelo seja o 7º município da Região Norte com maior procura turística”, frisou a autarquia.

De acordo com dados divulgados pela Câmara de Viana do Castelo, de janeiro a setembro, registou-se um aumento no número total de dormidas (+9%) e de hóspedes (+8%), em Hotéis, Turismo no Espaço Rural e Alojamento local com dez ou mais camas. Verificaram-se mais dormidas de hóspedes estrangeiros do que de nacionais, mas ambos registaram aumentos significativos (nacionais +18% e estrangeiros + 2,5%), face ao período homólogo de 2019.

Os principais mercados foram Espanha, seguida de Alemanha, França, Reino Unido, Estados Unidos da América, Brasil, Países Baixos, destacando-se o crescimento de 43% no número de turistas oriundos dos Estados Unidos. Relativamente aos proveitos totais, de janeiro a setembro do ano passado, estes estão 15% acima dos níveis de 2019 e os proveitos por aposento registaram um aumento de 16%.

Comparativamente a 2019, verificou-se em Viana do Castelo um aumento do investimento privado, com um aumento generalizado no número de empresas do setor turístico, representando um crescimento e diversidade da referida oferta, a nível de alojamento, restauração, agentes de viagens e animação turística.

Para 2023, a autarquia aponta como objetivo continuar este trabalho com os parceiros e agentes locais de modo a aumentar os fluxos turísticos e aumentar a estada média, atenuar a sazonalidade, fidelizar e atrair mercados turísticos, melhorando a comunicação e investindo na comunicação digital. A aposta na qualificação dos profissionais é fundamental para garantir um serviço turístico de qualidade, pelo que continuará a aposta na dinamização de ações de formação específicas para o setor.